PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAINÁ SILVA LEITE

STUDENT : THAINÁ SILVA LEITE
DATE: 07/10/2024
TIME: 13:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/charles-3
TITLE:

Das bases conceituais da Biogeografia Histórica: análises de padrões e processos à luz da evolução espacial da infraordem Tabanomorpha (Diptera, Insecta)

PAGES: 50
BIG AREA: Ciências Biológicas
AREA: Zoologia
SUMMARY:

Estudos apontam a necessidade de uma nova estrutura conceitual para resolver questões críticas sobre padrões biogeográficos. Esta pesquisa investigou os limites e potenciais dos métodos da biogeografia histórica de padrão para a reconstrução da história biogeográfica dos grupos taxonômicos, assim como outros conjuntos de métodos que poderiam contribuir para resultados mais robustos. A metodologia adotada foi fundamentada no levantamento de conceitos da biogeografia histórica, seguida de uma revisão dos desenvolvimentos da área nas últimas duas décadas, incluindo o uso de softwares de biogeografia e sistemática. Para a implementação dos métodos e técnicas considerados, foram utilizadas hipóteses filogenéticas e cladogramas de áreas para a infraordem Tabanomorpha (Diptera, Insecta), um grupo amplamente distribuído globalmente, com história evolutiva remontando ao Paleozóico. Foi possível tanto discutir a tendência em estudos biogeográficos recentes de adotar uma confluência de métodos em amplos programas de pesquisa, quanto a pertinência de utilizar métodos específicos para reconstruir as relações espaciais e temporais dos diversos grupos de organismos do planeta.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1676326 - CHARLES MORPHY DIAS DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3154910 - PRISCILA BARRETO DE JESUS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DAUBIAN SANTOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1308531 - TIAGO FERNANDES CARRIJO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ALESSANDRO MARQUES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/09/2024 09:08