PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: GREYCK WILLYAN MARQUES SANTOS

STUDENT : GREYCK WILLYAN MARQUES SANTOS
DATE: 10/09/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Remoto
TITLE:

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CRISTA CRANIANA NA AERODINÂMICA DE Tupuxuara leonardii (PTEROSAURIA: AZHDARCHOIDEA)

PAGES: 50
BIG AREA: Ciências Biológicas
AREA: Zoologia
SUBÁREA: Paleozoologia
SUMMARY:

Dentre os vertebrados conhecidos, poucos grupos revelaram-se aptos a praticar o voo ativo, sendo eles os morcegos, as aves e o extinto grupo de répteis pertencentes à ordem Pterosauria. Os pterossauros caracterizam-se pelos ossos pneumáticos, esterno bem desenvolvido para a fixação dos músculos do voo e asas membranosas. A maioria dos grupos apresentam cristas cranianas. Ao longo de décadas, diferentes interpretações sobre a funcionalidade dessas estruturas foram levantadas, como: termorregulação, dimorfismo sexual, além de inúmeras perspectivas aerodinâmicas. O presente estudo tem como objetivo investigar a influência da crista craniana na aerodinâmica do pterossauro brasileiro Tupuxuara leonardii Kellner & Campos, 1994. A partir da fotogrametria do espécime IMCF 1052, foi realizada a construção de um crânio 3D pelo software AgiSoft PhotoScan. Baseando-se no modelo obtido, três geometrias foram desenvolvidas e modeladas pelo software Blender: TMin, referente a uma representação do crânio sem a presença da crista; TMed, uma modelagem reconstrutiva do fóssil original; e TMax, a representação com a estimativa máxima do tamanho da crista do Tupuxuara. Os três modelos foram construídos no intuito de realizar uma análise comparativa de simulações de túnel de vento. A metodologia foi fundamentada pela Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) e o Método de Volumes Finitos (FVM) para criar diferentes cenários de simulação utilizando o softwareAnsys. A metodologia é composta por três etapas: pré-processamento (momento onde serão desenvolvidos os cenários com os parâmetros específicos para o voo ativo); solução numérica (etapa onde serão calculados as simulações computacionais do voo do Tupuxuara em diferentes velocidades e ângulos do crânio), e pós-processamento (fase em que será realizada uma análise comparativa entre os resultados). Todo o processo será replicado para cada geometria criada a partir do crânio do Tupuxuara. Pretende-se, por conseguinte, a obtenção de novas informações sobre o impacto da crista craniana durante o voo dessa espécie de pterossauro.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1154247 - FABIANA RODRIGUES COSTA NUNES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762424 - ANNIBAL HETEM JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RICHARD SANTOS BUCHMANN DE OLIVEIRA - UFES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1775532 - THAIS MAIA ARAUJO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FELIPE LIMA PINHEIRO - UNIPAMPA
Notícia cadastrada em: 25/08/2024 18:33