O CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIÊNCIAS NATURAIS E O ENSINO DE ASTRONOMIA: UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE STELLARIUM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
No contexto educacional, o Ensino de Astronomia contribui para o desenvolvimento da curiosidade dos estudantes, a interdisciplinaridade permitindo a abordagem de temas diversos. O Ensino de Astronomia é parte integrante dos documentos orientadores do ensino fundamental, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo da Cidade de São Paulo de Ciências Naturais, onde ele está agrupado em um eixo chamado Cosmo, espaço e tempo. O uso de ferramentas tecnológicas, como o software Stellarium, tem sido explorado no ensino de Astronomia, especialmente em ambientes escolares, sendo ele um planetário digital de código aberto que possibilita a observação e simulação de fenômenos astronômicos, promovendo uma experiência de aprendizagem significativa e acessível. O software, que pode ser utilizado em diferentes dispositivos, é uma ferramenta que pertinente para concretizar conceitos abstratos. A pesquisa se torna relevante, após realizar o levantamento das produções científicas e obter uma visão panorâmica das publicações, verificando-se a inexistência de estudos que considerem o currículo da cidade de São Paulo de Ciências Naturais como objeto de estudo em relação à Astronomia, motivando a pesquisa com o objetivo de responder a questão: Como o software Stellarium pode auxiliar o professor do ensino fundamental na inserção da Astronomia? Para isso, foi utilizado uma abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da metodologia de pesquisa Documental, com o objetivo de investigar as contribuições do Software Stellarium para o Ensino de Astronomia no Currículo da Cidade de São Paulo, relacionando as funcionalidades do software Stellarium, com as atividades propostas nas sequências didáticas do caderno da Cidade saberes e aprendizagens de Ciências Naturais. Os resultados das análises do Currículo da Cidade de São Paulo de Ciências Naturais, em conformidade com a BNCC, demonstram que a Astronomia é contemplada com uma abordagem ampla e diversificada, possibilitando a utilização de ferramentas como o software Stellarium, existindo um equilíbrio em relação ao Ensino de Astronomia com relação a BNCC, assegurando que a Astronomia esteja presente de forma significativa no currículo da cidade de São Paulo de Ciências Naturais. Verificou-se também, que existe um grande potencial para a utilização do software Stellarium no processo de ensino-aprendizagem, o estabelecendo como uma ferramenta pedagógica que pode ampliar o aprendizado e a curiosidade dos estudantes, fortalecendo o ensino de Astronomia no currículo de Ciências Naturais da cidade de São Paulo.