DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SEU POTENCIAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A divulgação científica tem sido uma importante ferramenta para a valorização da Ciência e da pesquisa científica e, no que se refere à Astronomia, é uma grande fonte de conhecimento sobre a área, especialmente por meio de espaços não formais de aprendizagem e materiais diversos disponíveis na internet, muitos deles voltados para crianças em idade escolar. Tais materiais não se caracterizam nem têm como objetivo serem, por si, recursos pedagógicos para a educação formal, mas são utilizados por muitas professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no ensino de Astronomia. O ensino de Astronomia é previsto na Base Nacional Comum Curricular desde o primeiro ano do Ensino Fundamental e seus temas despertam grande interesse dos alunos desta faixa etária. Entretanto, a formação de professores na área é muito limitada, o que gera insegurança na abordagem desses temas. Nesta pesquisa, busca-se identificar o potencial de materiais de divulgação científica como recursos didáticos para o ensino dos temas de Astronomia previstos na Base Nacional comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da Alfabetização Científica.