Ampliando o debate acerca do ensino de diversidade de aranhas e serpentes do Cerrado e Mata Atlântica
A biodiversidade está associada à garantia de existência da vida no planeta, assim a problemática a ela associada assume caráter de emergência. Para seu enfrentamento, o Programa Biota-Fapesp tem contribuído com investigações e ações educativas acerca dessa temática, sendo necessário tornar essas informações mais acessíveis aos cidadãos. Esta tese está associada a tal causa, cujo objetivo é investigar o processo de construção e dois materiais didáticos para o ensino de biodiversidade, um deles, de aranhas e outro, de serpentes, do Cerrado e da Mata Atlântica. Atividades que se apoiaram nos referenciais da transposição didática - que entende ser necessária a transformação de um saber de referência, para um saber que atenda às necessidades de escolarização, assim torne possível a sua utilização na escola. Nesta tese, a resultante desse trabalho será apresentada por meio de cinco artigos, em formato multipaper. Em se tratando da construção dos materiais, foram analisados aspectos que podem apoiar a didatização, e selecionados elementos associados ao conteúdo, ao ensino e a aprendizagem, que tangem a sala de aula e o ambiente na qual ele poderá ser inserido, visando favorecer seu uso. Ademais, a transposição didática recomenda envolver os professores nesse processo, nesse sentido, os materiais aqui investigados tiveram a coautoria de três professores de ciências da natureza, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, desde a concepção do tema, até parte de sua análise, com a publicação de um artigo. O relato escrito dos coautores acerca dessa didatização foi considerado como um dado desta pesquisa e analisado por meio de análise de narrativa. Após a didatização, foi realizado um curso de extensão sobre os materiais, do qual participaram 24 professores de ciências da natureza. Nos dados de avaliação desse curso, que contam com questões abertas e de múltiplas escolhas, encontram-se as análises dos materiais. Após a investigação dos dados coletados, dentre os elementos selecionados à didatização dos materiais, está a identificação de interesse dos estudantes, menos interessados por biodiversidade, por animais venenosos e perigosos. Assuntos que foram cotejados com a base de dados do Programa Biota-Fapesp, na qual se identificou artigos com potencial para didatização. Também foram consideradas as recomendações para o ensino de biodiversidade, voltado a promover atitudes e valores de conservação, que incluem ampliar a visão dos estudantes sobre a biodiversidade local, de maneira mais crítica e participativa, abordagens que podem ocorrer por meio de problemas, mas que devem contemplar diferentes aspectos, biológicos, econômicos, sociais que a ela se relacionam. Em se tratando dos professores coautores do material, eles entendem que o material favorece sua ação quando não é extenso, apresenta linguagem compreensível, traz ilustrações visualmente agradáveis, com atividades para os estudantes e sua autonomia. Tais apontamentos também foram identificados nos materiais propostos pelos professores participantes do cur