Uma formação crítica socioambiental utilizando o Rap “Chuva Ácida” como recurso pedagógico
A interseção entre educação, ambiente e cultura mostra potencialidades para promover um ensino capaz de aproximar os sujeitos de suas realidades com o mundo escolar. Partindo desse pressuposto, e pautados nas ideias freireanas que enfatizam a perspectiva crítica, essa pesquisa tem comoobjetivo promover uma formação crítica escolar utilizando a música Rap “Chuva Ácida” como recurso pedagógico para abordar questões socioambientais. O desenvolvimento do trabalho ocorreu em etapas, a saber: seleção e análise crítica da letra; identificação de elementos que refletem as realidades e preocupações dos estudantes e dos professores; e proposição de um percurso aberto (proposta de aulas) que busca conectar o Rap “Chuva Ácida” e as questões socioambientais com os conceitos científicos escolares. Adotou-se a Análise Textual Discursivapara compreender as interações entre os estudantes e as letras selecionadas, possibilitando uma análise das mensagens contidas nas composições; e as Estruturas Temática e Conceitual como organizadoras dos processos. Os resultados indicam que o Rap, enquanto manifestação cultural permeada por reflexões sociais, mostra-se um recurso pedagógico potencial para engajar os estudantes na análise de problemáticas sociais e ambientais, funcionando como um ponto de partida para a conscientização e a construção de um olhar crítico sobre o mundo; e que a abordagem aberta e complexa sugerida reflete o princípio freireano de que o conhecimento não pode ser fragmentado, mas deve ser uma ferramenta para a leitura do mundo.