PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: RODRIGO REIS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO REIS DE OLIVEIRA
DATA : 11/07/2025
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/bpt-sezw-wjj
TÍTULO:

INVESTIGAÇÃO SOBRE O MODELO PROPOSTO PELA CÚPULA DO PCK: uma análise da influência da cúpula nas pesquisas posteriores ao encontro.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo investigar a influência do modelo de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), proposto durante a Cúpula do PCK realizada em 2012, sobre as pesquisas posteriores conduzidas por grupos participantes do evento. A partir de uma abordagem qualitativa e fundamentada em análise documental, o trabalho explora os desdobramentos teóricos e metodológicos do PCK no campo da formação docente. Inicialmente, o estudo revisita a obra de Lee Shulman, destacando as categorias de base de conhecimento para o ensino e o Modelo de Raciocínio Pedagógico e Ação (MRPA). Em seguida, discute-se a evolução do conceito de PCK e sua consolidação por meio da proposta da Cúpula do PCK, que introduziu um modelo de consenso baseado na integração entre conhecimentos pedagógicos, disciplinares, contextuais e afetivos. O modelo incorporou dimensões como crenças docentes, contexto da sala de aula e filtros amplificadores, apresentando-se como mais abrangente do que os anteriores. A análise abrange as publicações de onze pesquisadores líderes da área após 2012, incluindo Julie Gess-Newsome, Amanda Berry, John Loughran, entre outros. O trabalho identifica que a maioria das pesquisas posteriores à cúpula foi fortemente influenciada pelo modelo consensual, utilizando seus constructos para análise, estruturação de instrumentos e formulação de políticas de formação docente. Em especial, destaca-se a adoção do Modelo de Consenso Refinado (RCM) como ferramenta de análise e diagnóstico do PCK em diferentes contextos educacionais. Por fim, a pesquisa conclui que o modelo da Cúpula do PCK representou um marco teórico na área, promovendo um realinhamento nas investigações e contribuindo significativamente para a sistematização e aprofundamento do estudo sobre o conhecimento profissional docente. A dissertação aponta ainda para a necessidade de futuras investigações que incorporem o modelo em contextos formativos nacionais, a fim de ampliar sua aplicabilidade e validar sua eficácia na melhoria da prática pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1604147 - LEONARDO JOSE STEIL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 163.742.308-09 - ELIANE DE SOUZA CRUZ - UA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 140.272.318-05 - MARCELO FURLIN - UMSP
Notícia cadastrada em: 26/06/2025 23:42
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