CONTRIBUIÇÕES PARA ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA AVALIAÇÃO DAS IMAGENS
O presente trabalho analisa as imagens utilizadas em um livro didático de Ciências da Natureza, considerando-o uma das principais ferramentas de ensino-aprendizagem na educação pública brasileira devido ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que oferece materiais didáticos e adicionais para a formação de estudantes e auxilia professores na preparação do conteúdo a ser ensinado. Dessa forma, o professor tem a tarefa de escolher o livro mais adequado. Embora o PNLD disponibilize pareceres referentes a cada uma das coleções aprovadas, verifica-se que, no critério imagens, a avaliação pode ser genérica, não contando com critérios objetivos. Diante dessa questão e da importância do uso de imagens para o Ensino de Ciências da Natureza, este trabalho propõe um estudo de caso, avaliando aspectos formais das imagens utilizadas com base no referencial e categorização propostos por Perales e Jiménez (2002). Avalia-se a forma e a disposição das imagens do texto didático quanto à sua função na sequência didática, funcionalidade, iconicidade, relação com o texto principal e etiquetas verbais. Este estudo verificou que, dentre as imagens utilizadas, 35% são inoperantes, não contribuindo para a aprendizagem, e 44% são elementares, trazendo pouca informação complementar ao estudante. O uso de fotografias é amplo (72%); poucas imagens não contam com etiquetas (8%), o que é um aspecto favorável, embora 44% tenham etiquetas que apenas nomeiam, sem acrescentar dados à imagem, o que pode comprometer seu uso e a aprendizagem do estudante. Além disso, 36% das imagens são usadas apenas para observação do estudante, sem acrescentar ao conteúdo disposto na sequência didática. Diante da importância do uso das imagens para a aprendizagem, em especial de Ciências da Natureza, este estudo conclui que a taxonomia de Perales e Jiménez (2002) pode ser aplicada a todos os livros didáticos de Ciências da Natureza, gerando um parecer técnico objetivo quanto à qualidade e relação de aprendizagem das imagens empregadas. Assim, pode auxiliar professores na escolha da coleção didática e contribuir para a melhor utilização das imagens contidas no texto didático.