Competências Socioemocionais na sala de aula: Concepções e perspectivas de professores de Ciências
Os estudos que envolvem Competências Socioemocionais, estão relacionados ao desenvolvimento de habilidades que influenciam e estão diretamente conectadas aos contextos socioemocionais dos estudantes e seus processos de aprendizagem. Com essa prerrogativa, a presente pesquisa de mestrado teve como objetivo geral investigar e compreender o processo de inserção destas competências em aulas de Ciências e suas influências no contexto da sala de aula, com enfoque nas suas concepções, perspectivas e suas práticas pedagógicas. Considerando o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida utilizando estratégias metodológicas qualitativas e envolveu professores voluntários como sujeitos de investigação. A coleta de dados ocorreu no contexto de uma revisão bibliográfica da literatura, um curso de formação continuada na modalidade “ensino à distância” e entrevistas com professores de Ciências do Ensino Fundamental. O curso possuiu como propósito promover reflexões e discussões sobre a abordagem de Competências Socioemocionais na escola e as perspectivas de inclusão dessas competências nas aulas de Ciências. Os temas abordados foram: (i) contextualização histórica sobre Competências Socioemocionais; (ii) a promoção de Competências Socioemocionais na educação brasileira, entre elas a regulação emocional do professor; (iii) o papel da escola, professor e família no desenvolvimento socioemocional; (iv) as Competências Socioemocionais e as diretrizes curriculares de Ciências; (v) as Competências Socioemocionais no processo avaliativo e (vi) as Competências Socioemocionais na formação inicial e continuada de professores. Cada temática está relacionada a um encontro do curso, totalizando 6 encontros reflexivos. Relacionados ao desenvolvimento do curso, também foram utilizados atividades reflexivas, questionários, entrevistas e o registro audiovisual dos encontros para compor o corpus de pesquisa. Na análise dos dados, utilizou-se como estratégia metodológica a “Análise Textual Discursiva (ADT)”. Os resultados desta dissertação multipaper estão organizados a partir de três artigos, que estão relacionados a uma revisão bibliográfica da área, as reflexões das professoras voluntárias no curso de formação continuada e as entrevistas realizadas.