PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: TEREZA INÊS RODRIGUES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TEREZA INÊS RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 11/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Banca remota: https://meet.google.com/sad-vyoq-spg
TÍTULO:

Competências Socioemocionais na sala de aula: Concepções e perspectivas de professores de Ciências


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Os estudos que envolvem Competências Socioemocionais, estão relacionados ao desenvolvimento de habilidades que influenciam e estão diretamente conectadas aos contextos socioemocionais dos estudantes e seus processos de aprendizagem. Com essa prerrogativa, a presente pesquisa de mestrado teve como objetivo geral investigar e compreender o processo de inserção destas competências em aulas de Ciências e suas influências no contexto da sala de aula, com enfoque nas suas concepções, perspectivas e suas práticas pedagógicas. Considerando o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida utilizando estratégias metodológicas qualitativas e envolveu professores voluntários como sujeitos de investigação. A coleta de dados ocorreu no contexto de uma revisão bibliográfica da literatura, um curso de formação continuada na modalidade “ensino à distância” e  entrevistas com professores de Ciências do Ensino Fundamental. O curso possuiu como propósito promover reflexões e discussões sobre a abordagem de Competências Socioemocionais na escola e as perspectivas de inclusão dessas competências nas aulas de Ciências. Os temas abordados foram: (i) contextualização histórica sobre Competências Socioemocionais; (ii) a promoção de Competências Socioemocionais na educação brasileira, entre elas a regulação emocional do professor; (iii) o papel da escola, professor e família no desenvolvimento socioemocional; (iv) as Competências Socioemocionais e as diretrizes curriculares de Ciências; (v) as Competências Socioemocionais no processo avaliativo e (vi) as Competências Socioemocionais na formação inicial e continuada de professores. Cada temática está relacionada a um encontro do curso, totalizando 6 encontros reflexivos. Relacionados ao desenvolvimento do curso, também foram utilizados atividades reflexivas, questionários, entrevistas e o registro audiovisual dos encontros para compor o corpus de pesquisa. Na análise dos dados, utilizou-se como estratégia metodológica a “Análise Textual Discursiva (ADT)”. Os resultados desta dissertação multipaper estão organizados a partir de três artigos, que estão relacionados a uma revisão bibliográfica da área, as reflexões das professoras voluntárias no curso de formação continuada e as entrevistas realizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1361959 - ROBSON MACEDO NOVAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746094 - MARIA INES RIBAS RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CECILIA DECARLI - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANE FERNANDES DE GOES BAZETTI - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 18/02/2025 14:12
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod