Formação continuada com professores e o ensino de triângulos com tecnologias digitais: participação e conhecimentos docentes
A mobilização do conhecimento docente propiciada por sua participação em processos formativos é modificada por meio da interação com o grupo e das vivências ao longo dos encontros. A presente pesquisa, a qual se apresenta no formato multipaper, se debruça nessa temática com o objetivo de compreender a mobilização do conhecimento do professor a partir de sua participação em um processo formativo blended, visando o ensino de triângulos na Educação Básica. Para isso, constituiu-se um grupo com características colaborativas formado por professores de matemática da Educação Básica participantes de um processo formativo intitulado “Ensino de Triângulos com Tecnologias Digitais” (ENTRITEC). O ENTRITEC é um processo formativo composto por quatro encontros presenciais, intercalados com quatro encontros não presenciais, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, onde os participantes realizam tarefas em local, horário e ritmo variável. A pesquisa é de natureza qualitativa com características de pesquisa-formação e tem como base para a produção dos dados (i) os encontros no ENTRITEC, (ii) o planejamento de tarefas sobre conceitos geométricos dos professores colaboradores, (iii) a mediação das tarefas em sala de aula, (iv) a reflexão aprimorada por vídeo entre pesquisadores e colaboradores e (v) entrevistas, com gravação de todos os momentos. Na análise dos dados, considera-se o constructo de participação da teoria da Aprendizagem Situada como um referencial para a investigação dos eventos críticos selecionados. Notou-se que a mobilização do conhecimento do professor ocorre mediante a integração das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, o que pode ocorrer de forma periférica ou central a depender de sua forma de participação. Caracterizou-se três formas de participação distintas, visto que o professor participa observando, colaborando ou mediando e estabelecendo conexões. As formas de participação se modificaram ao longo dos encontros, trazendo reflexões sobre a prática pedagógica escolar e modificações nos conhecimentos mobilizados pelos professores. A participação docente atuou como uma consequência da mobilização do conhecimento do professor e como um catalisador para o seu desenvolvimento profissional.