PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: BÁRBARA SILVA GUMIERO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BÁRBARA SILVA GUMIERO
DATA : 26/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/vinicius-25
TÍTULO:

Formação continuada com professores e o ensino de triângulos com tecnologias digitais: participação e conhecimentos docentes


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A mobilização do conhecimento docente propiciada por sua participação em processos formativos é modificada por meio da interação com o grupo e das vivências ao longo dos encontros. A presente pesquisa, a qual se apresenta no formato multipaper, se debruça nessa temática com o objetivo de compreender a mobilização do conhecimento do professor a partir de sua participação em um processo formativo blended, visando o ensino de triângulos na Educação Básica. Para isso, constituiu-se um grupo com características colaborativas formado por professores de matemática da Educação Básica participantes de um processo formativo intitulado “Ensino de Triângulos com Tecnologias Digitais” (ENTRITEC). O ENTRITEC é um processo formativo composto por quatro encontros presenciais, intercalados com quatro encontros não presenciais, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, onde os participantes realizam tarefas em local, horário e ritmo variável. A pesquisa é de natureza qualitativa com características de pesquisa-formação e tem como base para a produção dos dados (i) os encontros no ENTRITEC, (ii) o planejamento de tarefas sobre conceitos geométricos dos professores colaboradores, (iii) a mediação das tarefas em sala de aula, (iv) a reflexão aprimorada por vídeo entre pesquisadores e colaboradores e (v) entrevistas, com gravação de todos os momentos. Na análise dos dados, considera-se o constructo de participação da teoria da Aprendizagem Situada como um referencial para a investigação dos eventos críticos selecionados. Notou-se que a mobilização do conhecimento do professor ocorre mediante a integração das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, o que pode ocorrer de forma periférica ou central a depender de sua forma de participação. Caracterizou-se três formas de participação distintas, visto que o professor participa observando, colaborando ou mediando e estabelecendo conexões. As formas de participação se modificaram ao longo dos encontros, trazendo reflexões sobre a prática pedagógica escolar e modificações nos conhecimentos mobilizados pelos professores. A participação docente atuou como uma consequência da mobilização do conhecimento do professor e como um catalisador para o seu desenvolvimento profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA RAQUEL MIOTTO MORELATTI - UNESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RITA SANTOS GUIMARAES - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ENIO FREIRE DE PAULA - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3041902 - ELISABETE MARCON MELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSANGELA FERREIRA PRESTES - URI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 20:09
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod