PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAOLA LEAL NOSELLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAOLA LEAL NOSELLA
DATA : 19/03/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO/SP: Formação de professores e o currículo de ciências


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A presente investigação está circunscrita ao campo da formação de professores, e mais especificamente ao Ensino de Ciência e à Alfabetização Científica e busca responder à questão de pesquisa: No contexto da Alfabetização Científica, em que medida a formação permanente desenvolvida em um curso de uma rede municipal aproxima o Currículo (Currículo da Cidade) e a prática docente? Com objetivo de descrever e interpretar as formas com as quais um curso, para professores de uma rede pública voltado à implementação de um currículo orientado pela Alfabetização Científica, promove aproximações entre a prática docente cotidiana e o currículo estabelecido. Para tal, utilizaremos a abordagem qualitativa de pesquisa, de modo a buscar evidências que alicerçam nosso argumento, a saber: a partir da formação permanente de professores é possível aproximar a prática docente do currículo estabelecido (Currículo da Cidade de São Paulo). Neste trabalho a metodologia se estruturou em análise documental, referente aos documentos balizadores do curso de professores, e análise de entrevistas de professores/as e formadores participantes do referido curso. A partir da Análise de Conteúdo, os dados foram organizados em categorias, que buscam identificar na formação permanente docente: a) concepção de alfabetização científica; b) concepção de formação de professores, c) concepção de currículo e por fim, d) os limites na formação docente que são externos à escola. As considerações e conclusões iniciais caminham no sentido de que a formação permanente tem potencial de aproximação do currículo com a prática docente; entretanto, para a alfabetização científica crítica se consolidar são necessárias alterações na concepção de currículo e escola, para além da formação docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SIMONE DO NASCIMENTO NOGUEIRA - UNISANTOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3048505 - LUCIANA APARECIDA PALHARINI
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 20:08
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