PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: GABRIELA DE CARVALHO AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA DE CARVALHO AZEVEDO
DATA : 06/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Banca remota: https://meet.google.com/sad-vyoq-spg
TÍTULO:

A influência de vivências emocionantes na prática educativa de professores de Ciências


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A afetividade é uma das dimensões que compõem o ser humano e está diretamente relacionada com o desenvolvimento psicológico e cognitivo do sujeito. Trata-se da condição do ser humano de ser afetado por acontecimentos inerentes ao mundo interno e externo. Nesse contexto, é possível afirmar que a afetividade está presente nas interações estabelecidas no ambiente escolar e pode influenciar de maneira favorável ou desfavorável o processo de ensino-aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar e analisar a influência das emoções em episódios vivenciados na trajetória de professores de Ciências no ambiente escolar/acadêmico, bem como as implicações dessas vivências na prática educativa atual desses professores. Os voluntários de pesquisa foram selecionados a partir de um curso de extensão denominado “A influência das emoções na prática educativa: concepções e vivências de professores de ciências”, que ocorreu entre maio de junho de 2022. Para formar o corpus da pesquisa, cinco voluntários foram selecionados e os dados foram coletados a partir das atividades realizadas no curso, das socializações durante os encontros, da entrevista semiestruturada. Todos os dados foram transcritos, submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD) e triangulados com o objetivo de identificar possíveis implicações sobre a influência ou não das emoções em episódios vivenciados durante a educação básica (EB), a formação docente (FD) e a prática docente (PD) e suas possíveis implicações nas decisões pedagógicas atualmente. Os cinco professores investigados evidenciam, de forma clara, como as emoções negativas e positivas impactam profundamente tanto sua prática pedagógica quanto sua trajetória de formação docente


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1361959 - ROBSON MACEDO NOVAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CECILIA DECARLI - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2855140 - ALLAN MOREIRA XAVIER
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - AROLDO NASCIMENTO SILVA - UFPR
Notícia cadastrada em: 13/11/2024 18:34
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod