Práticas de ensino de alta alavancagem no contexto da formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica
As práticas de ensino de alta alavancagem têm se mostrado promissoras para conectar professores com a realidade de sala de aula e oferecerem oportunidades para observarem, refletirem e discutirem sobre o ensino da matemática. Tendo por referência os Professores que Ensinam Matemática (PEM) da Educação Básica no início da carreira, nos empenhamos em compreender como as representações e aproximações da prática docente desenvolvidas no contexto de uma experiência de formação continuada, aliada a uma pedagogia da formação de professores acerca do ensino e a aprendizagem das desigualdades matemáticas se constituem como práticas de ensino de alta alavancagem. A tese está organizada em quatro estudos. Dois deles são de natureza teórica, constituídos com base na literatura especializada, atendendo aos objetivos: (i) compreender como as oportunidades de aprendizagem profissional dos PEM têm sido utilizadas pelos formadores de professores de matemática; e (ii) identificar e compreender o uso das práticas de ensino de alta alavancagem no contexto da formação dos PEM. Dois estudos são de natureza empírica, com os seguintes objetivos: (iii) identificar e caracterizar indícios de proficiência matemática para o ensino e a aprendizagem das desigualdades matemáticas dos PEM diante de tarefas de aprendizagem profissional com uso de representações da prática docente; e (iv) identificar e caracterizar indícios de proficiência matemática para o ensino e a aprendizagem das desigualdades matemáticas manifestados pelos PEM diante de práticas deliberadas que os aproximam da prática docente. Os estudos empíricos se apoiam nos fundamentos teóricos da proficiência matemática para o ensino. Estes estudos se inserem no paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativo. O corpus textual da análise se constituiu pelo conjunto de textos, obtidos por meio da gravação de vídeos, anotações assistemáticas do formador e fichas de avaliação dos professores. A análise ocorreu por meio da familiarização do corpus, construção das unidades de análise, transcrição e categorização dos eventos críticos, construção do enredo e narrativa final. Os resultados destes estudos revelam que práticas de ensino que utilizam as tarefas de aprendizagem profissional aliadas com as representações da prática, bem como as práticas deliberadas que aproximem os PEM para a realidade da sala de aula se constituem como práticas de ensino de alta alavancagem. Essas práticas contribuíram para que os PEM se envolvessem em processos formativos com vista a equipá-los com capacidades para os elementos fundamentais do trabalho docente, integrassem seu pensamento matemático em torno das desigualdades matemáticas na Educação Básica, bem como aprimorassem suas capacidades em torno das atividades docentes no sentido de: (i) reconhecer e interpretar semelhanças e diferenças na estrutura matemática e as formas como os estudantes se expressam durante as atividades de sala e aula (noticing matemático do professor); (ii) produzir seus fundamentos matemáticos e/ou lógico ou generalização (raciocínio matemático do professor); e (iii) criar maneiras de transmitir a matemática que ajudem a compreensão dos estudantes (criatividade matemática do professor). Assim, mesmo reconhecendo essas práticas como específicas no contexto da formação dos PEM, defendemos que elas não devem ser vistas em termos de conjunto de comportamentos, e sim, em termos de um conjunto de objetivos, de propósitos no processo global de ensino. Recomendamos estudos futuros focados na identificação de outras práticas de ensino de alta alavancagem que possam contribuir para o contexto da formação dos PEM na Educação Básica.