PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: JANAÍNA MENDES PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAÍNA MENDES PEREIRA DA SILVA
DATA : 07/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 801 do 8º andar do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO COLABORATIVO E MEDIADO POR USO DE TAREFA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL (TAP)


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como um Trabalho Colaborativo envolvendo a concepção de uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP), para o ensino de Sistemas Lineares em uma disciplina de Álgebra Linear, oportuniza o desenvolvimento profissional para um formador de professores e uma pesquisadora. Procede da realização de um processo de trabalho colaborativo, realizado entre um formador de professores de uma universidade brasileira e uma pesquisadora. A fundamentação teórico-metodológica discute os aspectos em que se inscreve o estudo e os entendimentos do desenvolvimento profissional dos professores principalmente no que se refere a elementos da identidade docente formador de professores de Matemática, trabalho colaborativo, Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) e das oportunidades de aprendizagem profissional. Refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa no paradigma interpretativo, viabilizada por um estudo de caso como estratégia de pesquisa. A recolha de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação participante com a elaboração de um diário de bordo, gravações de áudio e vídeo dos encontros (sendo realizadas as transcrições) e do desenvolvimento em uma aula na disciplina de Álgebra Linear mediada por uma TAP na perspectiva do Ensino Exploratório. Constatou-se que o processo formativo apresentou-se como produtivo envolvendo elementos do desenvolvimento profissional do formador de professores de Matemática a partir das práticas que envolveram o trabalho colaborativo visando promover as oportunidades de aprendizagens profissionais no estudo, no desenvolvimento e nas reflexões  oferecidas ao formador de professores João. O que evidencia a partir do seu envolvimento, ressignificar o seu pertencimento, entendimentos de sua própria prática e dos procedimentos que permitiu refletir práticas diferentes pelas quais possa desenvolver na formação inicial dos futuros professores de Matemática. Destacam também a necessidade de estudos dos papéis e identidades dos formadores de professores de Matemática relacionadas à prática docente e sobre a matemática ensinada na academia e a falta de articulação desta com a matemática escolar, bem como da necessidade de formação sólida dos formadores pautada nos conhecimentos, que possibilitam emergir soluções e alternativas dentro do trabalho coletivo, abrangendo toda a ação pedagógica. Neste sentido, que se tenha formadores de professores de Matemática em contexto de formação continuada voltada ao desenvolvimento profissional.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DARIO FIORENTINI - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GUILLERMO ENRIQUE RAMÍREZ MONTES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADRIANA RICHT - UFFS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RAQUEL CARNEIRO DÖRR - UNB
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - SUSELI DE PAULA VISSICARO
Notícia cadastrada em: 10/10/2024 17:06
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod