PROFESSORES DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E MÍDIAS SOCIAIS: POTENCIAIS, LIMITES E RISCOS DESTE ESPAÇO
As mídias digitais estão presentes em nossa sociedade de forma ubíqua, sendo influenciadas e influenciando diferentes processos sociais. A exemplo disso, ao longo das últimas décadas a formação de professores tem se apropriado (ou sido apropriada) de iniciativas cada vez mais digitalizadas. De forma geral, em processos educativos, a investigação das mídias pode ter distintas vertentes: das mais protecionistas - que cultivam a aversão ao uso da mídia - passando por aquelas que priorizam aspectos estéticos e técnicos, até finalmente as que se ocupam de dimensões políticas, econômicas e sociais da produção midiática. O campo da Alfabetização Científica (AC) também é diverso, não só pela variedade de traduções, mas também por diferentes objetivos. Além de uma AC baseada no desenvolvimento de eixos conceituais, procedimentais, históricos e sócio tecnológicos, também nos alicerçamos em propostas mais recentes que levem a AC comprometida tanto com o engajamento científico, quanto com os campos das mídias, da emancipação e da justiça social. O interesse do presente trabalho é compreender quais usos os professores de ciências têm feito das mídias sociais. Nosso objetivo é compreender em que medida os conteúdos criados por professores para as mídias digitais (Instagram) contribuem para a formação de professores na perspectiva da Alfabetização Científica (AC). Trata-se de um estudo de caráter qualitativo com coletas de dados utilizando entrevistas semiestruturadas e materiais extraídos de perfis do Instagram. Todo o material coletado foi submetido à análise de conteúdo. O corpus obtido das entrevistas piloto foi categorizado semanticamente tendo os temas como unidade de registro. A análise do material bruto das entrevistas partiu de 46 categorias iniciais que foram progressivamente organizadas em 5 categorias finais. Uma exploração preliminar dessas categorias revelou as visões de AC das entrevistadas, assim como, suas percepções quanto a presença dela na mídia social. As entrevistas também demonstraram as motivações, desafios e experiências de professoras produtoras e consumidoras de conteúdo digital.