PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: (11) 4996-0088 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: LUCAS FONTES SAVASSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS FONTES SAVASSA
DATA : 09/10/2024
HORA: 10:00
LOCAL: por participação remota
TÍTULO:

ESPAÇOS FORMATIVOS NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Embora o acesso à escola pública tenha sido ampliado, o modelo de ensino ainda é pensado e executado numa perspectiva do século passado, não levando em consideração os avanços tecnológicos, as mudanças sociais, culturais e profissionais. Propiciar uma escola que tenha como base esses princípios é um obstáculo a ser superado por todos os atores escolares. Nesse sentido, tanto a formação docente inicial quanto a formação continuada devem assegurar que esses pilares sejam trabalhados, quebrando paradigmas no processo de formação que só se legitima por meio de um percurso crítico, reflexivo e autônomo. O âmbito escolar, com todos os desafios enfrentados em seu cotidiano por professores e gestores, mostra-se um campo fértil para a formação continuada, visando a aproximação entre teoria e prática. Levando em consideração a diversidade de agentes educacionais, garantir um espaço dentro da jornada docente para momentos efetivos de formação, como as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), é peça fundamental na trajetória de atuação docente, pois é na escola que encontramos a possibilidade de desenvolver as capacidades cognitivas e fomentar o reaprender permanente. Embora reconhecida a importância das ATPC para o processo de formação continuada dentro da instituição escolar, desde sua implementação tais atividades passam por discrepantes (às vezes preocupantes) momentos, revelando uma fragilidade organizacional e coloca em risco a eficácia de sua funcionalidade. A presente pesquisa visa investigar como são executadas as ATPC em unidades escolares de tempo regular e integral, observando os processos necessários de recontextualização das orientações legais que regem esse espaço para sua efetiva realização, além de identificar se e como agentes internos e externos à escola vêm contribuindo para que as ATPC estejam presentes no processo de formação continuada, de modo a revelar as tensões e contradições desse processo. A abordagem metodológica qualitativa nesta pesquisa se apoia no seu atributo em oferecer uma análise contextualizada e ancorada nas experiências dos sujeitos investigados. Para tanto, técnicas complementares (entrevistas) foram realizadas com os responsáveis pelas formações nas ATPC buscando o entendimento do seu papel recontextualizador perante as diretrizes oficiais que regem esses espaços. Os dados foram analisados com base em referenciais de autores das teorias de currículo, incluindo questões atreladas à estrutura das formações nas ATPC, utilizando como ferramenta metodológica o dispositivo pedagógico proposto por Basil Bernstein (1996).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLÁUDIA VALENTINA ASSUMPÇÃO GALIAN - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARTHA MARANDINO - FEUSP
Notícia cadastrada em: 09/09/2024 07:02
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod