História da Educação Matemática na Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas contemporâneas
A presente pesquisa de doutorado, parte da seguinte problemática: Quais as tendências (temáticas, teóricas e metodológicas) presentes nas pesquisas acadêmicas contemporâneas que possuem como objeto de investigação a História da Educação Matemática na formação de professores? Utilizou-se como fontes de pesquisa teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no período de 2010 a 2020 em programas de pós-graduação brasileiros. O objetivo geral centra-se em compreender as perspectivas ideológicas na produção científica contemporânea que possui como objeto de investigação a História da Educação Matemática na formação de professores. Realiza-se o estado do conhecimento do campo de pesquisa História da Educação Matemática no período de 2010 a 2020, a partir de um levantamento de teses e dissertações, na sequência é feito um recorte da produção científica que discorre sobre a HEM na formação de professores e assim empreende-se um estudo metanalítico qualitativo desses trabalhos acadêmicos. O referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade é mobilizado para o desenvolvimento da análise das teses e dissertações buscando encontrar indícios sobre as perspectivas ideológicas que se destacam nas pesquisas acadêmicas atuais. Os referenciais teóricos que embasam as interpretações deste estudo são a História Cultural, a História das Disciplinas Escolares e a Cultura Escolar. São utilizados ainda, como aportes teóricos textos que discutem a História da Educação Matemática na Educação Matemática e na Formação de Professores. Espera-se, dentre os resultados a serem obtidos, compreender as tendências privilegiadas nas pesquisas acadêmicas, com o intuito de formular uma concepção de pesquisa com base nesses discursos