PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINALDO GUILHERMINO CABRAL LIBORIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINALDO GUILHERMINO CABRAL LIBORIO
DATA : 10/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/swn-ctju-xdp
TÍTULO:

História da Educação Matemática na Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas contemporâneas


PÁGINAS: 140
RESUMO:

A presente pesquisa de doutorado, parte da seguinte problemática: Quais as tendências (temáticas, teóricas e metodológicas) presentes nas pesquisas acadêmicas contemporâneas que possuem como objeto de investigação a História da Educação Matemática na formação de professores? Utilizou-se como fontes de pesquisa teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no período de 2010 a 2020 em programas de pós-graduação brasileiros. O objetivo geral centra-se em compreender as perspectivas ideológicas na produção científica contemporânea que possui como objeto de investigação a História da Educação Matemática na formação de professores. Realiza-se o estado do conhecimento do campo de pesquisa História da Educação Matemática no período de 2010 a 2020, a partir de um levantamento de teses e dissertações, na sequência é feito um recorte da produção científica que discorre sobre a HEM na formação de professores e assim empreende-se um estudo metanalítico qualitativo desses trabalhos acadêmicos. O referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade é mobilizado para o desenvolvimento da análise das teses e dissertações buscando encontrar indícios sobre as perspectivas ideológicas que se destacam nas pesquisas acadêmicas atuais. Os referenciais teóricos que embasam as interpretações deste estudo são a História Cultural, a História das Disciplinas Escolares e a Cultura Escolar. São utilizados ainda, como aportes teóricos textos que discutem a História da Educação Matemática na Educação Matemática e na Formação de Professores. Espera-se, dentre os resultados a serem obtidos, compreender as tendências privilegiadas nas pesquisas acadêmicas, com o intuito de formular uma concepção de pesquisa com base nesses discursos


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉIA DALCIN - UFRGS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIRIAN MARIA ANDRADE GONÇALEZ - UTFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ZIONICE GARBELINI MARTOS RODRIGUES - IFSP
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 15:58
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod