PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: MARIANA SALES DE ARAÚJO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA SALES DE ARAÚJO CARVALHO
Data: 16/09/2026
HORA: 14:00
LOCAL: Presencial
TÍTULO:

Saberes do adulto-professor e do adulto - formador: a constituição do conhecimento profissional para o ensino de ciências nos anos iniciais


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A formação de professores para o ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental constitui um desafio persistente das políticas educacionais brasileiras, envolvendo aspectos relacionados à formação inicial, à formação continuada e ao desenvolvimento profissional docente. Nesse contexto, esta tese teve como objetivo analisar de que maneira a apropriação e a mobilização dos domínios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge – PCK) pelo coordenador pedagógico contribuem para a constituição de sua identidade profissional, para seu desenvolvimento profissional e para a formação continuada de professores dos Anos Iniciais. Fundamentada nos estudos sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, especialmente no Modelo Consensual Refinado do PCK, a investigação articula esse referencial às contribuições de Placco e colaboradores acerca da aprendizagem do adulto professor, da coordenação pedagógica, da identidade e do desenvolvimento profissional, bem como aos estudos de Dubar sobre a construção identitária.
A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e foi organizada em quatro estudos complementares e articulados. O primeiro analisou as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, buscando compreender como os conhecimentos relativos às Ciências da Natureza são contemplados na formação inicial dos futuros professores. O segundo consistiu em uma revisão bibliográfica das produções apresentadas nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), com o objetivo de identificar tendências, avanços e lacunas nas pesquisas sobre formação continuada de professores dos Anos Iniciais. O terceiro investigou as percepções de coordenadores pedagógicos de uma rede municipal de ensino acerca da implementação de uma Trilha Formativa destinada à formação em serviço. Por fim, o quarto estudo acompanhou o percurso formativo de uma coordenadora pedagógica, analisando a mobilização dos domínios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo durante o planejamento, a mediação e a condução de processos formativos em Ciências da Natureza.
Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental, revisão bibliográfica, aplicação de questionários, acompanhamento de um percurso formativo e Análise de Conteúdo, conforme Bardin. Os resultados evidenciam lacunas na formação inicial de professores em relação aos conhecimentos específicos de Ciências da Natureza, a predominância de ações pontuais nas pesquisas sobre formação continuada e desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos para assumirem plenamente sua função formadora, em razão das condições institucionais de trabalho, da sobrecarga de atribuições e da reduzida participação na construção das propostas formativas. As análises também revelam que a identidade profissional do coordenador pedagógico é constituída na articulação entre formação, experiência e contexto de atuação, sendo continuamente ressignificada ao longo do desenvolvimento profissional. Nesse processo, a apropriação e a mobilização dos domínios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo potencializam a capacidade do coordenador de planejar, mediar, avaliar e ressignificar processos formativos contextualizados, fortalecendo sua atuação como articulador da formação continuada na escola.
Conclui-se que o fortalecimento da formação continuada em Ciências da Natureza demanda políticas que articulem formação inicial e continuada, assegurem condições institucionais para o exercício da coordenação pedagógica e promovam processos formativos permanentes, colaborativos e contextualizados. Nessa perspectiva, o desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico e a mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo constituem elementos centrais para a consolidação de sua identidade como formador de professores e para a qualificação do ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - ***.027.908-** - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARILENA APARECIDA DE SOUZA ROSALEN - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALESSANDRA GIRIBONI DE OLIVEIRA - SME
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VERA MARIA NIGRO DE SOUZA PLACCO - PUC - SP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDIO WAGNER LOCATELLI - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - SUZANA COSTA DA SILVA - UERJ
Notícia cadastrada em: 31/07/2026 19:09
SIGAA | UFABC - Superintendência de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod