Desenvolvimento de noções de combinatória com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Este relatório tem como objetivo trazer os encaminhamentos da pesquisa de mestrado em andamento, visando analisar e discutir as intervenções e possíveis direcionamentos que possam promover o desenvolvimento do raciocínio combinatório em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa busca responder a seguinte questão: O que os desafios e possibilidades evidenciadas na exploração de estratégias de Resolução de Problemas (RP), com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (EF), podem revelar sobre seu raciocínio combinatório? A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, revela-se em dois momentos. Num primeiro momento, uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) é apresentada a qual buscou um panorama sobre produções de artigos, dissertações e teses que abordam a Combinatória no EF, a fim de corroborar para melhor compreensão da temática no contexto da prática de sala de aula; bem como situar a relevância da pesquisa no contexto das publicações recentes. Num segundo momento, é desenvolvida uma pesquisa no campo da sala de aula em que a pesquisadora atua como professora. Essa investigação foi realizada com 32 alunos do 8º ano do EF, durante o 4º bimestre do ano de 2024 em uma escola pública da cidade de Santo André, SP e ocorreu em duas etapas. A Etapa 1 - Atividade Diagnóstica, teve como objetivo identificar o que os alunos compreendem e como solucionam os diferentes tipos de problemas sobre a Combinatória (arranjo, permutação, combinação e produto cartesiano). Foi feito um levantamento quantitativo e uma análise qualitativa à respeito das soluções dos alunos, a fim de constatar as dificuldades apresentadas para o desenvolvimento da segunda etapa, a qual denominamos Etapa 2- Intervenção Formativa, criando possibilidades de avanço e superação dos obstáculos encontrados na Etapa 1. A segunda etapa, foi dividida em quatro encontros, com o propósito de instigar os alunos a perceberem os diferentes tipos de agrupamento e desenvolverem e aprimorarem suas próprias estratégias de resolução dos problemas propostos, além de disponibilizar um material manipulativo para auxiliar a aprendizagem matemática sobre a temática. Os instrumentos de coleta de dados propostos envolvem os registros escritos produzidos pelos alunos nas Etapas 1 e 2, o diário de campo da pesquisadora e os registros em áudio obtidos a partir das atividades da Etapa 2. Este relatório apresenta os resultados parciais da análise dos dados referentes à Etapa 1 sendo que, no momento, os dados obtidos na Etapa 2 devem ser analisados após este exame de qualificação. Espera-se que esta pesquisa contribua para que a Combinatória ganhe cada vez mais visibilidade e importância no processo de construção do raciocínio matemático em sala de aula. Os desafios e possibilidades encontrados podem contribuir para um ensino mais reflexivo e significativo, promovendo um ambiente de aprendizagem onde os alunos possam explorar formas de pensar e resolver problemas do cotidiano, antes mesmo de terem um contato formalizado da temática.