PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ EURIPEDES BEZERRA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ EURIPEDES BEZERRA BRITO
DATA : 22/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/marcelo-177
TÍTULO:

Astrobiologia no ensino de física com ênfase em uma abordagem CTSA 


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Esta pesquisa qualitativa e natureza do tipo pesquisa-ação, investiga as possibilidades educacionais da Astrobiologia como tema motivador no ensino de física, com foco na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e na promoção da aprendizagem significativa. Diante dos persistentes desafios do ensino de física no Brasil, frequentemente caracterizado pela fragmentação do conhecimento e pela descontextualização, a Astrobiologia surge como um campo interdisciplinar emergente, capaz de engajar os estudantes ao conectar conceitos científicos com questões da vida real e sociocientíficas. Os objetivos centrais da investigação incluem compreender a articulação entre Astrobiologia e a abordagem CTSA no ensino de física por meio de revisão bibliográfica, elaborar e aplicar uma sequência didática inovadora com essa temática e analisar seus impactos junto a estudantes do ensino médio. A metodologia empregada baseia-se na coleta de dados por meio de questionários e diários de campo. Uma análise parcial do questionário prévio à intervenção didática, aplicado a 55 estudantes, revelou um perfil de participantes predominantemente na faixa etária de 16-18 anos e indicou uma notável predisposição ao tema. Adicionalmente, 88,7% reconhecem a influência da atmosfera na temperatura planetária e 85,5% percebem a relação entre o efeito estufa e o aquecimento global. Esses resultados preliminares são cruciais para subsidiar o desenvolvimento e o ajuste da sequência didática, visando promover uma compreensão mais crítica, contextualizada e engajada dos conteúdos físicos em contextos sociocientíficos. O trabalho busca, em última instância, oferecer subsídios práticos e teóricos para a renovação do ensino de física.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEX LINO - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - NATALA NASSIFF BRAGA - IFSP
Notícia cadastrada em: 16/07/2025 16:54
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod