PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: FLÁVIA MÁRTHO LANDINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLÁVIA MÁRTHO LANDINHO
DATA : 12/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTO (https://conferenciaweb.rnp.br/sala/fernanda-79)
TÍTULO:

Nutrindo com a biodiversidade: proposta de uma transposição para fomentar o conhecimento sobre plantas alimentícias 


PÁGINAS: 238
RESUMO:

Esta investigação parte da importância de fomentar o conhecimento sobre a biodiversidade nativa para sua preservação, especialmente, de organismos considerados não carismáticos e atraentes como as plantas. Diante disso, esta pesquisa visa investigar as possibilidades de transposição didática sobre biodiversidade relacionada as plantas alimentícias. Para isso, a partir do desenvolvimento de um material didático intitulado “É mato, planta ou comida?” foram investigados os seguintes aspectos: como essa proposta didática é aceita pelos professores e alunos; e  como pode influenciar no interesse e conhecimento destes estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a respeito da diversidade das plantas. A tese está organizada no formato multipaper e possui seis artigos que abordam os seguintes aspectos: identificação de elementos e conteúdo que são considerados relevantes para conter no material; dimensões envolvidas no processo de didatização; possibilidades e desafios do material para fomentar os interesses e conhecimentos dos estudantes sobre biodiversidade florística; potencialidades e limitações no uso do material; processo de adaptação para tornar o material regionalizado; e a influência de um material regionalizado nos interesses e conhecimentos dos estudante. Os dados obtidos presentes nesses artigos foram oriundos de entrevistas semiestruturadas e questionários fechados, os quais foram analisados através de alguns elementos da Análise de Conteúdo e da estatística descritiva. Os resultados indicam, em geral, uma boa aceitabilidade dos estudantes e professores pela temática o qual pode ser dialogada com diversos conteúdos curriculares. Para construção do material, relatamos a existência de seis dimensões (participativa, linguística, ilustrativa, organizacional, contextual e conceitual)  envolvidas no processo de didatização que consiste na adaptação do texto de referência para o texto escolar. No que se refere aos interesses, a temática possibilitou despertar o interesse dos estudantes em aprender sobre a diversidade de flores, folhas e frutos. Além disso, quando o material didático foi adaptado para a localidade dos estudantes, focando no bioma onde residem, isso possibilitou um aumento no interesse pela biota nacional. Antes do uso do material, eles relatavam que já tinham um conhecimento sobre a biodiversidade brasileira pois já nasceram no Brasil e por isso tinham mais interesse em aprender sobre a biodiversidade de outros países. Já após a utilização do material, alguns estudantes perceberam o tampouco que conheciam da megabiodiversidade da flora brasileira. Os estudantes também demonstraram interesse em aprender sobre plantas utilizadas por comunidades tradicionais, por isso é aconselhável que os materiais didáticos incorporem essas informações. Quanto ao conhecimento, os dados indicam um conhecimento limitado da flora brasileira com potencial alimentício, especialmente, de verduras e legumes quando comparado com as frutas. O maior conhecimento das espécies frutíferas pode ser devido a comercialização, pois geralmente é reconhecido o produto nas prateleiras e não planta que originou. Em síntese, consideramos relevante que se invista na elaboração de materiais didáticos que valorizem a biodiversidade nativa a partir da localidade dos estudantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA MARIA SANTOS GOUW - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUIZ CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO NETO - UFSM
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO AUGUSTO LUVISON ARAÚJO - UEM
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RENATA APARECIDA DOS SANTOS ALITTO
Notícia cadastrada em: 26/06/2025 10:52
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