PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: SABRINA SAITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA SAITO
DATA : 03/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/ailton-2
TÍTULO:

O ensino de Análise Combinatória na formação inicial de professores de Matemática sob a perspectiva da proposta de livro paradidático: Princípio Fundamental da Contagem e Permutação


PÁGINAS: 205
RESUMO:

Esse estudo partiu do princípio de que ensinar Análise Combinatória a futuros professores de Matemática é importante porque pode auxiliar no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de contagem. Além disso, possibilita a construção de diferentes competências, sendo útil para resolver problemas do cotidiano e para o desenvolvimento de habilidades de contagem e organização. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o processo de elaboração de livro paradidático para apoiar o ensino de conceitos combinatórios (Princípio Fundamental da Contagem e Permutação), em apoio à formação inicial de professores de Matemática. Assim, inicialmente, buscou-se identificar de que forma 235 alunos do Ensino Superior que cursaram disciplinas que abordaram conceitos combinatórios em uma instituição pública federal no estado de São Paulo, com foco em uma formação interdisciplinar, compreendem o significado do Princípio Fundamental da Contagem e Permutação, além da potencialidade do uso de livros paradidáticos no ensino de Análise Combinatória. Para tanto, foram realizadas análises textuais multivariadas, por meio do software Interface R para Texto Multidimensional e Análise de Questionário – IraMuTeQ, ou seja, Classificação Hierárquica Descendente - CHD, Análise Fatorial e de Similitude. Assim, partindo dos resultados dessa investigação, em atividade didática desenvolvida na disciplina de Educação Estatística da Licenciatura em Matemática com 44 alunos da mesma instituição, em atividade em grupo, estes formularam proposta de livro paradidático com narrativa e personagens. Partindo do material paradidático elaborado pelos alunos foram identificadas situações problema ou tarefas segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, constituída de uma sequência de subtarefas, que podem ser realizadas utilizando diversas técnicas, justificadas pela tecnologia que utiliza o Princípio Fundamental da Contagem e a Permutação como objeto de estudo. Para este processo de análise da produção paradidática, tomou-se como princípio a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Yves Chevallard na organização didática e praxeológica matemática (combinatória) para indicar aspectos didáticos e teóricos. Dessa forma, considera-se que a TAD serviu de suporte para a avaliação das atividades que compuseram os livros paradidáticos elaborados pelos alunos, em grupo, buscando identificar o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às noções de Princípio Fundamental da Contagem e Permutação. Por fim, acredita-se ser necessário investigar e buscar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre o uso de livros paradidáticos, tanto no desenvolvimento da leitura quanto na escrita, e consequentemente, nos conteúdos combinatórios que se ensina na formação inicial de professores de Matemática. A intenção da construção do paradidático não foi substituir o livro didático, mas complementá-lo, além de inseri-lo como mais um elemento na formação inicial de professores de Matemática em relação aos conteúdos combinatórios. Por fim, se ressalta a importância desses alunos terem contato com a leitura e interpretação de textos em sua formação inicial e pensar na replicação desse modelo quando em efetivo exercício da profissão docente. Essa formação pode ser auxiliada com o livro paradidático, permitindo desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem desses conceitos de uma forma mais prazerosa e contextualizada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CRISTIANE DE ARIMATÉA ROCHA - UFPE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CASSIO CRISTIANO GIORDANO - FURG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS DE SOUZA - UNESP
Notícia cadastrada em: 16/05/2025 16:57
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