EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES A PARTIR DE PROPOSTAS INVESTIGATIVAS MEDIADAS POR JOGOS E OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS
O objetivo geral da pesquisa é compreender como estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental constroem significados sobre temas financeiros ao vivenciarem propostas pedagógicas investigativas, mediadas por jogos e outros recursos didáticos. Com abordagem qualitativa, as propostas foram desenvolvidas em uma escola municipal de Santo André (SP). A aplicação das propostas ocorreu entre novembro e dezembro de 2023, ao longo de 15 encontros, totalizando 25 horas. Os dados foram produzidos por meio de registros em diário de campo, transcrições de conversas coletivas, anotações nos livros didáticos, tarefas escritas e entrevistas com familiares. As atividades basearam-se na coleção “Isso é Real – Educação Financeira com Jogos” e foram complementadas por outros recursos didáticos. A análise dos dados está sendo conduzida com base nas dimensões pessoal, familiar e social, nas categorias temáticas da Educação Financeira Escolar e nos Cenários para Investigação. Os resultados preliminares indicam que os estudantes demonstraram engajamento nas atividades, desenvolveram atitudes críticas diante de decisões financeiras do cotidiano e mobilizaram conhecimentos matemáticos em situações práticas. Esses indícios apontam para a possibilidade de que propostas pedagógicas mediadas por jogos e outros recursos podem favorecer uma aprendizagem significativa e contribuem para a formação de estudantes autônomos, críticos e socialmente conscientes, reforçando a importância da Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.