PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS GABRIEL ROCHA AURÉLIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS GABRIEL ROCHA AURÉLIO
DATA : 28/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Banca Remota:https://meet.google.com/sad-vyoq-spg
TÍTULO:

EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Reconhecendo a experimentação como uma prática pedagógica essencial no ensino de Química, mas que ainda é frequentemente reduzida a abordagens tradicionais e empírico-indutivistas, este estudo busca compreender os processos de ressignificação pelos quais passam os futuros professores quando confrontados com perspectivas mais críticas e investigativas sobre a experimentação no ensino de Química. Considerando esse pressuposto, investigou-se a evolução das concepções de licenciandos em Química sobre o papel da experimentação no ensino dessa Ciência, analisando como suas compreensões se transformam ao longo de um componente curricular específico sobre o tema “experimentação” em sua formação docente. Nesse trabalho, que consiste em uma dissertação no formato multipaper, realizou-se uma pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, na qual se acompanhou três licenciandos durante a disciplina “Experimentação e Ensino de Química” da Universidade Federal do ABC. Por meio de um percurso metodológico que incluiu questionários iniciais e finais, reflexões críticas semanais, observações de aula e entrevistas semiestruturadas, foi possível mapear tanto as concepções prévias dos Sujeitos de pesquisa quanto suas transformações ao longo do processo formativo. A análise dos dados, fundamentada na Análise Textual Discursiva, revelou que inicialmente os licenciandos associavam a experimentação, principalmente, à comprovação de teorias científicas e à motivação dos estudantes, reproduzindo visões tradicionais ainda dominantes na cultura escolar e acadêmica. Ao longo da disciplina, observou-se uma ampliação dessas concepções, com os licenciandos desenvolvendo uma compreensão mais sofisticada sobre as potencialidades pedagógicas da experimentação. Eles passaram a valorizar seu caráter investigativo, a importância da problematização como ponto de partida, e a reconhecer a experimentação como espaço privilegiado para desenvolver nos alunos habilidades como formulação de hipóteses, análise crítica de resultados e compreensão da natureza não-linear do trabalho científico. Contudo, a pesquisa também identificou resistências e limitações nesse processo de transformação, particularmente no que diz respeito à superação da ideia de que atividades experimentais exigem necessariamente laboratórios equipados ou devem seguir roteiros rígidos. Os resultados destacam a importância de se repensar a formação inicial de professores de Química, sugerindo que abordagens mais reflexivas e contextualizadas da experimentação podem contribuir significativamente para a construção de práticas docentes mais críticas e alinhadas com as atuais perspectivas do ensino de Ciências. O texto conclui apontando projeções futuras e intervenções formativas que possam aprofundar essas transformações, considerando as complexidades e desafios inerentes ao processo de formação docente.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1361959 - ROBSON MACEDO NOVAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FÁBIO PERES GONÇALVES - UFSC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RITA DE CASSIA SUART - UFLA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA - UFPEL
Notícia cadastrada em: 03/04/2025 17:10
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