RESSIGNIFICANDO OS SABERES DOCENTES NUMA PERSPECTIVA REFLEXIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
A formação docente é um processo contínuo que está relacionado com as experiências enquanto aluno, a formação acadêmica e o trabalho em sala de aula. A fim de que se elimine a tradicional e histórica distinção entre teoria e prática docente, sugere-se uma formação pautada na atuação em serviço, pois é no ambiente escolar que o professor vai construindo sua identidade profissional. É também neste cenário que o professor constrói e reconstrói os seus saberes, onde partilha e reflete com seus pares as suas vivências e suas práticas. Mas é na fronteira entre universidade e escola que esta pesquisa se situa, onde foram gestadas as ações de formação continuada pautada em uma proposta de trabalho interdisciplinar, dentro de um contexto de formação e atuação tradicionalmente disciplinar. A temática desta pesquisa está inserida na questão central: “quais ações formativas auxiliam professores em formação continuada no exercício da prática interdisciplinar? É possível construir um modelo de prática interdisciplinar, a partir dessas ações, para professores de ciências e matemática em formação continuada?” Nosso objetivo geral é reunir as diretrizes de um conjunto de práticas interdisciplinares, a partir da mobilização do repertório de saberes da profissionalidade docente, mediante estratégias didático-pedagógicas de formação continuada de um grupo de professores, participantes do Programa Ciência na Escola. A pesquisa empírica qualitativa se configurou como uma pesquisa-ação. Esta pesquisa integra como sujeitos as quatro professoras de Química, Matemática, Língua Portuguesa e Sociologia participantes do Programa Ciência na Escola, financiado pelo CNPq, executado entre o início de 2020 e abril de 2022.Os resultados alcançados indicam um conjunto de diretrizes de formação da prática interdisciplinar no contexto do Programa Ciência na Escola, como o esforço contínuo de diálogo, troca e engajamento; o esforço coletivo para se adaptar às novas exigências; um ambiente colaborativo saudável e eficiente; a integração entre valores, crenças e práticas pedagógicas; a busca por um ponto de convergência; a prática reflexiva, o planejamento colaborativo e a flexibilidade; a divisão da atenção e da fala de maneira equitativa; a articulação dinâmica dos saberes; entre outros, dando origem a um instrumento de qualificação profissional. Nesse movimento, os dados coletados e analisados nos auxiliam a evidenciar o lugar da formação continuada e sua contribuição no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional das professoras.