PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS MARINO VIVOT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS MARINO VIVOT
DATA : 25/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/pyx-dbmg-hxu
TÍTULO:

REPRESENTAÇÃO DO BIOMA AMAZÔNICO NO PNLD 2021 E NOS DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Durante o século XX, as sociedades industriais impactaram intensamente o meio ambiente, exigindo que, no século XXI, a questão ambiental seja central em todas as políticas. A perda da integridade da biosfera é promovida por mudanças climáticas, espécies invasoras, fragmentação de habitats, contaminação, monocultura e urbanização desordenada. Ações sistemáticas na educação, com foco nos materiais didáticos e no currículo, são necessárias para o desenvolvimento sustentável. A Amazônia, com elevada biodiversidade, sofreu perda significativa de cobertura vegetal desde 1970, impactando a dinâmica hídrica e a produção de alimentos no continente. Esta tese adota o formato multipaper e inclui quatro artigos. Primeiramente analisamos como o bioma amazônico é apresentado nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio no PNLD 2021-2024, verificando quais temas sobre o bioma são mencionados e como são abordados, avaliando se propiciam ao estudante a compreensão da complexidade das questões ambientais e das interações com o ser humano. No segundo artigo, investigamos como os conteúdos sobre o bioma amazônico são organizados na BNCC e quais sentidos de ensino de biodiversidade podem ser identificados nos documentos oficiais que padronizam o currículo de Ciências da Natureza na Educação Básica. No terceiro artigo, discutimos os conhecimentos básicos sobre o bioma amazônico presentes nas DCNEM, analisando as competências, a interdisciplinaridade e a contextualização consideradas na elaboração desses documentos. E por fim, no quarto artigo realizamos uma discussão articulando a os documentos oficiais, como a BNCC e as DCNs, para entender a relação entre as competências prescritas e os conteúdos elencados nos livros didáticos do PNLD 2021, com foco no ensino do meio ambiente e, especialmente, no bioma amazônico. Embora cada artigo representa uma parte de um projeto mais amplo, eles também contribuem para delimitar e conectar os diferentes aspectos analisados por essa pesquisa, de modo a buscar responder: qual a atenção dada à Amazônia nos livros didáticos e nos documentos curriculares. Como resultados parciais, observa-se que nos LDs não são dedicadas mais de duas páginas para tratar do bioma amazônico, sendo que alguns LDs não há menção ao bioma amazônico, o que se constata são conteúdos dispersos ao longo dos livros, citações de espécies da Amazônia, exercícios, imagens e textos informativos focados no tema. Na análise da BNCC e das DCNs, apesar de não haver menção explicita a Amazônia, é possível encontrarmos temas relacionados à sustentabilidade, biodiversidade e questões socioambientais que podem incluir o estudo da região Amazônica. Assim, os documentos incentivam uma educação voltada para a compreensão e preservação de biomas, apesar de não citar diretamente a Amazônia. Comumente encontramos nos livros didáticos representações da Floresta Amazônica retratando uma floresta intocada e em estado de clímax, sem evidenciar a complexidade das interações ecológicas, as pressões humanas e as transformações ocorridas ao longo do tempo. Essa representação simplificada pode distorcer a compreensão dos estudantes sobre a realidade desse bioma e a importância da conservação ambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 014.684.768-74 - NELIO MARCO VINCENZO BIZZO - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO TAKEO SANO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE NICO MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 20:07
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