Formação de professores polivalentes em uma perspectiva Etnomatemática
Esta dissertação de mestrado trata da pesquisa que visou refletir sobre a formação e atuação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, denominados professores polivalentes, considerando possíveis envolvimentos (ou não) com a Etnomatemática, uma tendência em Educação Matemática. A pesquisa buscou responder a seguinte questão central: Como a Etnomatemática pode contribuir para os professores polivalentes pesquisados de modo a desenvolver abordagem de ensino mais multicultural e inclusiva em sala de aula? As bases teóricas desta pesquisa encontram-se alicerçadas em estudos sobre a profissionalização do trabalho docente e a formação de professores, pautadas em autores de referência na área, aliados às propostas relacionadas à Etnomatemática. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu duas etapas, sendo que a segunda etapa ocorreu em dois momentos. A primeira etapa, de cunho teórico, relacionou-se a uma revisão da literatura com foco na questão de pesquisa, considerando as categorias: formação inicial, formação continuada, ensino de Matemática e Etnomatemática. A segunda etapa envolveu a participação de professores polivalentes em dois momentos. Um primeiro momento, individual, no qual esses docentes responderam a um questionário sobre sua formação e atuação. E, um segundo momento, em que esses professores foram convidados para uma roda de conversa online intitulada “Conversando com professores sobre possibilidades da Etnomatemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, de forma a promover trocas entre os professores que aceitaram o convite, em colaboração com a pesquisadora, que também é professora polivalente, e uma professora convidada especialista em Etnomatemática. Esse encontro visou uma interação direta entre pares para refletir sobre a Etnomatemática na formação e atuação desses professores, de forma situada e conjunta, considerando que a maioria dos participantes pertence a rede de ensino do Município de Santo André, SP. Assim, os instrumentos de coleta de dados propostos pela pesquisadora envolveram: questionário aos docentes participantes objetivando mapear seu perfil; registros escritos da pesquisadora e gravação em vídeo obtidos na roda de conversa. A análise dos dados foi encaminhada a partir da organização das respostas ao questionário seguindo a classificação e interpretação em diálogo com a revisão da literatura. A roda de conversa foi proposta no intuito de integrar visões e validar os resultados obtidos na análise das respostas ao questionário. Conclui-se que esses resultados obtidos em diálogo com os referenciais teóricos, mostram-se como subsídios à discussão sobre o ensino de Matemática e o professor polivalente em serviço, de modo que este acolha visões multiculturais e etnomatemáticas que se aproximem da diversidade e culturalidade presentes em sua sala de aula.