A Educação Matemática Crítica (EMC) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos 6ºs e 7ºs anos.
O trabalho com a matemática nas escolas brasileiras tem sido alvo de muitas discussões e pesquisas. Neste contexto, esta pesquisa discute como a Educação Matemática Crítica (EMC), pode ser utilizada como uma abordagem educacional que visa desenvolver uma compreensão crítica e reflexiva da matemática e seu papel na sociedade. Investigar se e como ela está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como esta dialoga com os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no primeiro ciclo dos anos finais, 6º e 7º anos do ensino fundamental. Para desenvolver nossa pesquisa, realizamos uma análise a fim de investigar se a BNCC possuía em seu contexto questionamentos relacionados com a EMC e se os livros didáticos aprovados pelo PNLD, aqui analisados, seguiam esta abordagem matemática com exercícios que contemplam perspectivas críticas e inclusivas. Nos apoiamos, para realizar esta pesquisa, nos cenários para investigação propostos por Ole Skovsmose, que trata de uma proposta pedagógica que aproxima o ensino da matemática ao cotidiano dos alunos relacionando suas questões reais sociais, culturais e políticas. Utilizamos uma metodologia qualitativa e de análise documental para construir nossas considerações para investigar se a BNCC inclui alguns elementos que dialogam com a EMC, se ela enfatiza a importância do desenvolvimento crítico e reflexivo dentro de um contexto social e cultural. Porém, observamos que ela ainda prioriza competências mais tradicionais da matemática e que os livros didáticos, aqui analisados, possuem muito mais a matemática tradicional que trabalha com regras, algoritmos e memorizações do que com uma abordagem matemática inovadora, desenhada para aproximar o conteúdo da realidade vivida pelos alunos.