PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: TEREZA INÊS RODRIGUES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TEREZA INÊS RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 12/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Banca remota: https://meet.google.com/sad-vyoq-spg
TÍTULO:

Competências Socioemocionais na sala de aula: Concepções e perspectivas de professores de Ciências


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Os estudos que envolvem competências socioemocionais, nomeadas também como “competências do século XXI”, relacionam-se ao desenvolvimento de habilidades que influenciam e estão diretamente conectadas aos contextos sociais e emocionais dos alunos e seus processos de aprendizagem. Com essa prerrogativa,  a presente pesquisa de mestrado teve como objetivo geral investigar e compreender o processo de inserção das Competências Socioemocionais em aulas de Ciências e suas influências no contexto da sala de aula, com enfoque nas concepções e perspectivas de professores. Considerando o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida utilizando estratégias metodológicas qualitativas e envolveu professores voluntários como sujeitos de investigação. A coleta de dados ocorreu no contexto de uma revisão bibliográfica da literatura e  de um curso de formação continuada, na modalidade “ensino à distância”, oferecido para professores de Ciências do Ensino Fundamental. O curso teve como propósito promover reflexões e discussões sobre a abordagem de Competências Socioemocionais na escola e as perspectivas de inclusão dessas competências nas aulas de Ciências. No curso foram abordados temas como: (i) contextualização histórica sobre Competências Socioemocionais; (ii) a promoção de Competências Socioemocionais na educação brasileira, entre elas a regulação emocional do professor; (iii) o papel da escola, professor e família no desenvolvimento socioemocional; (iv) as Competências Socioemocionais e as diretrizes curriculares de Ciências; (v) as Competências Socioemocionais no processo avaliativo e (vi) as Competências Socioemocionais na formação inicial e continuada de professores. Cada temática está relacionada a um encontro do curso, totalizando 6 encontros reflexivos. Relacionados ao desenvolvimento do curso, também foram utilizados atividades reflexivas, questionários, entrevistas e o registro audiovisual dos encontros para compor o corpus de pesquisa. Na análise dos dados, utilizou-se como estratégia metodológica a “Análise Textual Discursiva (ADT)”. Os resultados preliminares desta dissertação multipaper estão organizados a partir de dois artigos publicados e/ou submetidos em periódicos e eventos nacionais com a finalidade de facilitar o acesso aos resultados desenvolvidos. Pretende-se desenvolver, no total, quatro artigos relacionados aos objetivos de pesquisa.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1361959 - ROBSON MACEDO NOVAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746094 - MARIA INES RIBAS RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CECILIA DECARLI - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANE FERNANDES DE GOES BAZETTI - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 08/11/2024 16:40
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod