Competências Socioemocionais na sala de aula: Concepções e perspectivas de professores de Ciências
Os estudos que envolvem competências socioemocionais, nomeadas também como “competências do século XXI”, relacionam-se ao desenvolvimento de habilidades que influenciam e estão diretamente conectadas aos contextos sociais e emocionais dos alunos e seus processos de aprendizagem. Com essa prerrogativa, a presente pesquisa de mestrado teve como objetivo geral investigar e compreender o processo de inserção das Competências Socioemocionais em aulas de Ciências e suas influências no contexto da sala de aula, com enfoque nas concepções e perspectivas de professores. Considerando o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida utilizando estratégias metodológicas qualitativas e envolveu professores voluntários como sujeitos de investigação. A coleta de dados ocorreu no contexto de uma revisão bibliográfica da literatura e de um curso de formação continuada, na modalidade “ensino à distância”, oferecido para professores de Ciências do Ensino Fundamental. O curso teve como propósito promover reflexões e discussões sobre a abordagem de Competências Socioemocionais na escola e as perspectivas de inclusão dessas competências nas aulas de Ciências. No curso foram abordados temas como: (i) contextualização histórica sobre Competências Socioemocionais; (ii) a promoção de Competências Socioemocionais na educação brasileira, entre elas a regulação emocional do professor; (iii) o papel da escola, professor e família no desenvolvimento socioemocional; (iv) as Competências Socioemocionais e as diretrizes curriculares de Ciências; (v) as Competências Socioemocionais no processo avaliativo e (vi) as Competências Socioemocionais na formação inicial e continuada de professores. Cada temática está relacionada a um encontro do curso, totalizando 6 encontros reflexivos. Relacionados ao desenvolvimento do curso, também foram utilizados atividades reflexivas, questionários, entrevistas e o registro audiovisual dos encontros para compor o corpus de pesquisa. Na análise dos dados, utilizou-se como estratégia metodológica a “Análise Textual Discursiva (ADT)”. Os resultados preliminares desta dissertação multipaper estão organizados a partir de dois artigos publicados e/ou submetidos em periódicos e eventos nacionais com a finalidade de facilitar o acesso aos resultados desenvolvidos. Pretende-se desenvolver, no total, quatro artigos relacionados aos objetivos de pesquisa.