PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO FERREIRA LEMOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATO FERREIRA LEMOS DA SILVA
DATA : 12/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

EDUCAÇÃO SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Quando pensamos em educação sexual no ambiente escolar, surgem insegurança, receio e ansiedade. Por mais desconstruído que o docente possa ser, não é fácil discorrer sobre o assunto em sala de aula. Uma coisa é a conversa descontraída com seus amigos, outra é ensinar para dezenas de adolescentes com vivências diferentes, criações diferentes e suas especificidades. Esta pesquisa tem como objetivos, identificaros desafios enfrentados pelos docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do ensino fundamental ao abordar temas relacionados à educação sexual, analisar as concepções dos docentes sobre educação sexual e sexualidade e analisar a percepção dos docentes dos anos finais do ensino fundamental, quanto a prática docente relacionada a educação sexual e sexualidade. A pesquisa contou com duas fases e teve como participantes, professores de ciências que atuam no ciclo autoral dos anos finais da PMSP (7º ao 9º ano). A princípio foi encaminhado aos professores um formulário com questões referentes ao tema educação sexual e os desafios enfrentados ao abordar esse tema em sala de aula. Na segunda fase os docentes selecionados pelo formulário, participaram de uma entrevista desenvolvida a partir da seguinte questão: “Conte suas lembranças como estudante e como docente, relacionadas a educação sexual e sexualidade Para a análise dos dados foram realizadas a escuta dos áudios, leitura e releitura da transcrição das narrativas das entrevistas com o objetivo de identificar possíveis mônadas nas respostas dos sujeitos de pesquisa. A presente pesquisa será apresentada em forma de 3 artigos, seguindo o pressuposto dos objetivos apresentados no estudo. O primeiro artigo intitulado “Educação Sexual e o Ensino de Ciências: Desafios para Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental”, o segundo artigo intitulado “Concepções dos docentes de Ciências dos anos finais do ensino fundamental em relação à educação sexual e sexualidade” e o terceiro artigo intitulado “Percepções dos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, quanto a prática docente relacionada a educação sexual e sexualidade”,


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VICENTE DE PAULO MORAIS JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA BEATRIZ CAROLLO ROCHA LIMA
Notícia cadastrada em: 29/10/2024 08:37
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod