PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: LUCIANA DO NASCIMENTO DANTAS DE CESAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA DO NASCIMENTO DANTAS DE CESAR
DATA : 10/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Escrevivências sobre identidades raciais dentro do Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A presente dissertação investiga possibilidades de abordagens das identidades raciais no ensino de ciências. A fim de auxiliar em práticas educacionais comprometidas com a produção de novos olhares sobre os corpos, expressões, culturas e religiões afro-brasileiras; partindo da análise de escrevivências, que visam dar voz às professoras negras, analisadas com base no paradigma interseccional. A dissertação está em formato multipaper, com a seguinte organização: um capítulo sobre interculturalidade, que trará as potencialidades curriculares do encontro de saberes científicos com conhecimentos decoloniais e antirracistas dos mestres da cultura popular, de coletivos antirracistas e da comunidade escolar. O primeiro artigo, que indica contribuições para um letramento racial ao relacionar conceitos científicos com conceitos históricos e sociais; através do reconhecimento dos saberes das benzedeiras; e ao abordar a genética na perspectiva da ancestralidade. O segundo artigo, que problematiza uma Educação Integral em Sexualidade antirracista, concluindo que existe relação direta entre o racismo, autoimagem, autoestima com autocuidados de saúde, que podem influenciar em uma vivência saudável em sexualidade. No terceiro artigo foram identificadas como dificuldades para a implementação de uma educação científica antirracista: a integração entre as questões étnico - raciais com o currículo; formação inicial; solidão ao abordar a temática; falta de pesquisas, materiais didáticos e orientações curriculares.  Sendo que as possibilidades didáticas encontradas foram: etnoastronomia, arqueoastronomia, interseccionalidade, gentrificação, racismo ambiental, história da ciência e evolução. A parte final da dissertação consiste em proposições didáticas que trazem sugestões de atividades e de sequências didáticas. Como conclusão, reconhecemos a importância da ancestralidade, oralidade, da identidade comunitária e dos territórios, da interculturalidade, interdisciplinaridade e do resgate de memórias para a educação científica antirracista.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1361959 - ROBSON MACEDO NOVAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEON SANTOS PADIAL - SECGSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - THIAGO AUGUSTO PESTANA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 28/10/2024 09:49
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