DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO COLABORATIVO E MEDIADO POR USO DE TAREFA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL (TAP)
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como um Trabalho Colaborativo envolvendo a concepção de uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP), para o ensino de Sistemas Lineares em uma disciplina de Álgebra Linear, oportuniza o desenvolvimento profissional para um formador de professores e uma pesquisadora. Procede da realização de um processo de trabalho colaborativo, realizado entre um formador de professores de uma universidade brasileira e uma pesquisadora. A fundamentação teórico-metodológica discute os aspectos em que se inscreve o estudo e os entendimentos do desenvolvimento profissional dos professores principalmente no que se refere a elementos da identidade docente formador de professores de Matemática, trabalho colaborativo, Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) e das oportunidades de aprendizagem profissional. Refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa no paradigma interpretativo, viabilizada por um estudo de caso como estratégia de pesquisa. A recolha de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação participante com a elaboração de um diário de bordo, gravações de áudio e vídeo dos encontros (sendo realizadas as transcrições) e do desenvolvimento em uma aula na disciplina de Álgebra Linear mediada por uma TAP na perspectiva do Ensino Exploratório. Constatou-se que o processo formativo apresentou-se como produtivo envolvendo elementos do desenvolvimento profissional do formador de professores de Matemática a partir das práticas que envolveram o trabalho colaborativo visando promover as oportunidades de aprendizagens profissionais no estudo, no desenvolvimento e nas reflexões oferecidas ao formador de professores João. O que evidencia a partir do seu envolvimento, ressignificar o seu pertencimento, entendimentos de sua própria prática e dos procedimentos que permitiu refletir práticas diferentes pelas quais possa desenvolver na formação inicial dos futuros professores de Matemática. Destacam também a necessidade de estudos dos papéis e identidades dos formadores de professores de Matemática relacionadas à prática docente e sobre a matemática ensinada na academia e a falta de articulação desta com a matemática escolar, bem como da necessidade de formação sólida dos formadores pautada nos conhecimentos, que possibilitam emergir soluções e alternativas dentro do trabalho coletivo, abrangendo toda a ação pedagógica. Neste sentido, que se tenha formadores de professores de Matemática em contexto de formação continuada voltada ao desenvolvimento profissional.