PROJETOS DE ELETIVAS COM ENFOQUES INTERDISCIPLINARES NO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
A presente investigação teve como objetivos identificar possibilidades para a implementação de projetos com enfoques interdisciplinares nas disciplinas eletivas no Programa de Ensino Integral (PEI), de uma instituição pública estadual da cidade de Guarulhos, em São Paulo, e analisar as contribuições para a formação do estudante participando de um projeto. Como fundamentação teórica foram consideradas publicações sobre projetos, interdisciplinaridade e documentos relativos ao PEI. Os sujeitos da pesquisa são estudantes dos anos finais da educação básica e uma docente com formação inicial em ciências biológicas com habilitação em química da referida instituição. Foi selecionado um projeto desenvolvido no ano de 2023. A produção dos dados ocorreu por meio do exame do Plano de Eletiva correspondente ao projeto, do acompanhamento periódico do projeto “in loco”, com registros de observação e da realização de entrevistas semiestruturadas com três estudantes e com a docente responsável por ele. Para análise foi examinado o desenvolvimento do projeto de eletiva em todas as suas etapas de execução, identificando possibilidades para os enfoques interdisciplinares, assim como dificuldades e entraves que comprometem a efetiva característica interdisciplinar dos estudos realizados. Foram examinados também as transcrições das entrevistas, os registros da prática e dos acompanhamentos buscando indícios de contribuições para a formação do estudante. Como resultados temos que, embora as eletivas tenham como objetivo atender aos projetos de vida dos estudantes, na sua implementação prática abordam basicamente estudos voltados para o exercício de uma profissão. Embora o projeto tenha caráter interdisciplinar, não foi possível observar o envolvimento de outras componentes curriculares ou mesmo dos diferentes grupos na própria eletiva. Foi possível observar contribuições para a formação do estudante tais como: desenvolvimento da crítica, comprometimento com o processo e colaboração.