PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: (11) 4996-0088 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO MATHEUS MANZI TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO MATHEUS MANZI TEIXEIRA
DATA : 29/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: À distância (videoconferência)
TÍTULO:

PROFESSORES DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E MÍDIAS SOCIAIS: POTENCIAIS, LIMITES E RISCOS DESTE ESPAÇO



PÁGINAS: 76
RESUMO:

As mídias digitais estão presentes em nossa sociedade de forma ubíqua, sendo influenciadas e influenciando diferentes processos sociais. A exemplo disso, ao longo das últimas décadas a formação de professores tem se apropriado (ou sido apropriada) de iniciativas cada vez mais digitalizadas. De forma geral, em processos educativos, a investigação das mídias pode ter distintas vertentes: das mais protecionistas - que cultivam a aversão ao uso da mídia - passando por aquelas que priorizam aspectos estéticos e técnicos, até finalmente as que se ocupam de dimensões políticas, econômicas e sociais da produção midiática. O campo da Alfabetização Científica (AC) também é diverso, não só pela variedade de traduções, mas também por diferentes objetivos. Além de uma AC baseada no desenvolvimento de eixos conceituais, procedimentais, históricos e sócio tecnológicos, também nos alicerçamos em propostas mais recentes que levem a AC comprometida tanto com o engajamento científico, quanto com os campos das mídias, da emancipação e da justiça social. O interesse do presente trabalho é compreender quais usos os professores de ciências têm feito das mídias sociais. Nosso objetivo é compreender em que medida os conteúdos criados por professores para as mídias digitais (Instagram) contribuem para a formação de professores na perspectiva da Alfabetização Científica (AC). Trata-se de um estudo de caráter qualitativo com coletas de dados utilizando entrevistas semiestruturadas e materiais extraídos de perfis do Instagram. Todo o material coletado foi submetido à análise de conteúdo. O corpus obtido das entrevistas piloto foi categorizado semanticamente tendo os temas como unidade de registro. A análise do material bruto das entrevistas partiu de 46 categorias iniciais que foram progressivamente organizadas em 5 categorias finais. Uma exploração preliminar dessas categorias revelou as visões de AC das entrevistadas, assim como, suas percepções quanto a presença dela na mídia social. As entrevistas também demonstraram as motivações, desafios e experiências de professoras produtoras e consumidoras de conteúdo digital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EMERSON IZIDORO DOS SANTOS - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - TÁRCIO MINTO FABRÍCIO - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 11/09/2024 10:15
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