Uma proposta de aulas de ciências pautada por elementos da complexidade e da educação CTS
Abordagens fragmentadas e simplificadoras para tratar de assuntos da realidade podem levar à alienação e homogeneização cultural e de pensamento, negligenciando a formação integral dos sujeitos em meio à complexidade do nosso mundo dinâmico. A escola, enquanto espaço de desenvolvimento dos indivíduos, deve promover reflexões que propiciam a construção de uma conscientização crítica e contextualizada. Diante disso, essa dissertação desenvolvida em formato multipaper, busca contribuir para o ensino de ciências crítico, complexo e reflexivo. Tem como objetivos principais (i) apresentar e discutir elementos da complexidade em paralelo a reflexões acerca do pensamento sistêmico, e identificar parâmetros que os caracterizam; (ii) discutir diferentes enfoques relacionados à educação ambiental e as possibilidades de articulação com abordagens CTS; (iii) identificar elementos da complexidade e suas aproximações com fundamentos da educação CTS em uma proposta de aula de ciências (“Células: como são e se organizam?”) desenvolvida em parceria com o grupo de pesquisa GrECC e professoras da escola básica; (iv) ampliar as potencialidades envolvendo a proposta de aula. Metodologicamente, toma-se a Análise Textual Discursiva para análise de dados obtidos durante o desenvolvimento e construção da proposta de aulas, bem como para estudos de referenciais teóricos e identificação de categorias temáticas que organizam a estrutura de cada artigo/capítulo. Assim, espera-se contribuir para uma educação sensível às dinâmicas sociais e culturais para promover uma aprendizagem crítica e inclusiva, em meio ao mundo em constante transformação, influenciado pela ciência e tecnologia.