PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: JOÃO PAULO REIS SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO PAULO REIS SOARES
DATA : 27/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Hibrida - S.A.
TÍTULO:

A formação dialógica de professores para o ensino de botânica: narrativas de um processo formativo


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A presente pesquisa visa narrar as experiências realizadas ao longo de uma pesquisa de doutorado envolvendo a formação de professores para o ensino de botânica em uma perspectiva crítica. Esse é um trabalho desenvolvido na perspectiva da pesquisa-ação que tomou como base os dados obtidos em um curso de extensão universitária de formação de professores, seja a partir do levantamento de concepções dos sujeitos envolvidos por meio de entrevistas e questionários, seja a partir da análise do desenvolvimento do próprio curso de extensão. Tal curso baseou-se na abordagem pedagógica dos três momentos pedagógicos, e na perspectiva crítica da abordagem freireana sobre a educação e o ensino. A tese esta organizada no formato multipaper, organizados em artigos que irão abordar os seguintes aspectos: O processo de ensino de botânica e formação de professores; o processo de planejamento e execução do referido curso de extensão; a interpretação de imagens relacionadas à biodiversidade; a relevância da dialogicidade no processo de construção e execução do  curso à luz das concepções dos professores; a influência da inclusão dos professores no processo formativo por meio da co-criação de materiais; a contemporaneidade do pensamento de Freire para o ensino de Ciências; e um estudo sobre a influência do curso na formação dos envolvidos na organização. Logo, o objetivo da presente pesquisa é investigar as possibilidades e desafios no processo de formação de professores para o ensino de Botânica nesta perspectiva, apontar possibilidades para o campo, visto que a bibliografia especializada aponta que esta é uma área da formação docente que carece de formações críticas e contextualizadas, e por fim, estabelecer conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática dos professores atuantes. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para a mitigação deste cenário, além de auxiliar futuras pesquisas na área no que diz respeito as problemáticas citadas, além disso a partir da análise dos dados foi possível perceber a necessidade da busca de formações de professores que sejam pautadas em uma perspectiva crítica sobre o ensino de botânica. Nota-se que a formação influenciou positivamente a formação dos sujeitos envolvidos, sendo tal observação principalmente oriunda da valorização do processo dialógico sobre o ensino de botânica, e a valorização de aspectos multidisciplinares sobre esse tema, trazidas pelos sujeitos envolvidos com a pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAIRA TAVARES MENDES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO TAKEO SANO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1802150 - MARCO ANTONIO BUENO FILHO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDA MARISCA BIZOTTO
Notícia cadastrada em: 08/08/2024 10:41
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