PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DA ROCHA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA DA ROCHA CARVALHO
DATA : 11/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

OS NÍVEIS DE FORMULAÇÃO: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR PARA COMPLEXIFICAR O ENSINO DE FÍSICA

 

PÁGINAS: 110
RESUMO:

As questões que permeiam a sociedade contemporânea vem ganhando destaque após um período de pandemia do coronavírus e uma mudança significativa na política do país que atingiu além das diferenças ideológicas, as questões econômicas, sociais e ambientais.  Desta forma, desenvolver pesquisas educacionais, nos dias atuais, reflete em promover reflexões mais críticas e repensar em possíveis caminhos a serem tomados pelos estudantes da educação básica diante das incertezas da sociedade. Assim, uma formação voltada para a educação ambiental pode contribuir para que o sujeito compreenda o seu meio, o desenvolvimento dos processos, os valores sociais e atitudinais voltados para os problemas ambientais locais e globais. Em convergência com essa discussão, essa tese de doutorado busca, no primeiro momento, construir uma proposta de aula complexificada, em parceria com professores da rede pública, com discussões sobre as emergências climáticas, identificando elementos presentes no contexto escolar que podem efetivamente aproximar a proposta do contexto escolar. Para então, investigar os Níveis de Transição presentes na construção do conhecimento escolar que mobiliza um posicionamento mais crítico e complexo. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida no formato multipaper que estrutura os capítulos em forma de artigos e/ou trabalhos acadêmicos abordando os objetivos específico, se inter-relacionam e contribuindo para o tema central da tese, a saber: (i) identifica-se os principais temas ambientais que deveriam ser tratados na educação básica, do ponto de vista dos graduandos e professores. (ii) construiu-se uma proposta de aula acerca da temática ambiental com viés mais aberto e complexo, considerando as diversidades das disciplinas, a dinâmica da sala de aula e os conceitos científicos de Física. (iii) investiga-se os níveis de formulação presentes em uma proposta de aulas complexificada sobre as emergências climáticas para o ensino de Física da educação básica. E (iv) investiga os níveis de formulação presentes em uma proposta de aulas sobre as emergências climáticas considerando os olhares de professores atuando na escola básica. Assim, espera-se contribuir para uma formação vinculados aos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, indicando ainda a possibilidade de um trabalho em sala de aula de natureza aberta e dinâmica.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA REGINA DUBEUX KAWAMURA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO MIRANDA JUNIOR - IFSP
Notícia cadastrada em: 08/08/2024 09:33
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