PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSILDA DOS SANTOS NASCIMENTO MESQUITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : JOSILDA DOS SANTOS NASCIMENTO MESQUITA
DATE: 29/08/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Remoto
TITLE:

NARRATIVA DOCENTE SOBRE A CURIOSIDADE INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA DA SEXUALIDADE NA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO CTS

PAGES: 230
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Educação
SUMMARY:

O tema da sexualidade na infância tem sido intensamente discutido pela psicanálise desde o início do século XX, sendo defendido como inerente ao desenvolvimento humano. Ainda hoje, esse tema se mantém como um tabu na sociedade, especialmente no contexto escolar, o que resulta em carência de informações e discussões sobre o assunto. A questão central desta pesquisa é: Como os professores lidam com a curiosidade e as manifestações da sexualidade infantil no espaço escolar, considerando a educação CTS? A partir dessa questão, o objetivo é analisar narrativas que abordem as limitações e dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação à sexualidade das crianças, visando construir elementos teóricos que subsidiem discussões na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como metodologia, adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa exploratória narrativa. O levantamento teórico explorou a concepção da sexualidade infantil na perspectiva psicanalítica e suas intersecções com a educação CTS. Posteriormente, foram conduzidas entrevistas abertas com seis professores participantes da pesquisa. A partir das narrativas obtidas nessas entrevistas, foram construídas mônadas. Para a análise dos dados, realizamos leituras das mônadas e triangulamos com o referencial teórico. Os resultados preliminares forneceram subsídios para identificar as dificuldades e limitações que os professores enfrentam ao lidar com as manifestações da sexualidade de seus alunos no ambiente escolar. Os relatos de dificuldades destacaram uma lacuna na formação inicial dos professores em relação ao desenvolvimento sexual, bem como a falta de discussões sobre o tema durante sua formação, levando-os a recorrer às suas experiências pessoais para orientar suas práticas profissionais. Além disso, a pesquisa revelou que as limitações dos docentes estão inseridas em um contexto no qual a educação CTS é pouco considerada na prática pedagógica, resultando em atitudes de silenciamento, omissão e insegurança diante das descobertas infantis. O texto está organizado em formato multipaper composto por um capítulo de livro e cinco artigos.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SILVIA PORRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HILDA ROSA CAPELÃO AVOGLIA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 276.187.518-46 - VICENTE DE PAULO MORAIS JUNIOR - SEE
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MIRIA BENINCASA GOMES
Notícia cadastrada em: 01/07/2024 13:15