ANÁLISE ENERGÉTICA, EXERGÉTICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO APLICADOS EM ÔNIBUS
RESUMO
Os sistemas convencionais de condicionamento de ar aplicados em
ônibus utilizam ciclos de compressão de vapor que operam com parte da
energia de eixo do motor para a geração do frio. Alternativamente existem
pesquisas realizadas para a utilização de sistemas de absorção que são
acionados por fonte térmica para a produção do frio, podendo essa fonte ser
exclusiva ou proveniente de calor residual de processo ou ainda da queima de
combustíveis diversos. No caso de aplicação em ônibus essa fonte é
proveniente dos gases de combustão do motor.
No presente estudo efetua-se uma analise comparativa por meio de
simulação em software de dois sistemas de condicionamento de ar em ônibus
rodoviário. Para o sistema por compressão de vapor, o mais tradicional, será
considerado o fluido refrigerante HFO-1234yf de baixo potencial de
aquecimento global (GWP) e leve flamabilidade, que está substituindo o HFC
134a. Para o sistema de refrigeração por absorção a solução de água-brometo
de lítio foi considerada por ser a mais indicada para aplicação em veículos.
Com o objetivo de identificar as vantagens e desvantagens do uso de
cada um dos sistemas, as emissões de poluentes associadas a cada processo
e os impactos ambientais associados ao uso dessas duas formas de
refrigeração do interior do ônibus, adotou-se carga térmica de 19,57 kW e
motor com potencia de eixo de 153 kW.
Conclui-se identificando o sistema de absorção com grande potencial em
termos de eficiência energética, exergética, econômica e ambiental, porém com
eventuais necessidades de melhoria no sistema como no gerador que
apresentou a maior irreversibilidade.