PPGMEC PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmec

Banca de DEFESA: JAQUELINE ROSEANE DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE ROSEANE DIAS
DATA : 11/06/2025
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/nwp-znjn-zma
TÍTULO:

ANÁLISE ENERGÉTICA, EXERGÉTICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO APLICADOS EM ÔNIBUS


PÁGINAS: 124
RESUMO:

RESUMO

Os sistemas convencionais de condicionamento de ar aplicados em
ônibus utilizam ciclos de compressão de vapor que operam com parte da
energia de eixo do motor para a geração do frio. Alternativamente existem
pesquisas realizadas para a utilização de sistemas de absorção que são
acionados por fonte térmica para a produção do frio, podendo essa fonte ser
exclusiva ou proveniente de calor residual de processo ou ainda da queima de
combustíveis diversos. No caso de aplicação em ônibus essa fonte é
proveniente dos gases de combustão do motor.
No presente estudo efetua-se uma analise comparativa por meio de
simulação em software de dois sistemas de condicionamento de ar em ônibus
rodoviário. Para o sistema por compressão de vapor, o mais tradicional, será
considerado o fluido refrigerante HFO-1234yf de baixo potencial de
aquecimento global (GWP) e leve flamabilidade, que está substituindo o HFC
134a. Para o sistema de refrigeração por absorção a solução de água-brometo
de lítio foi considerada por ser a mais indicada para aplicação em veículos.
Com o objetivo de identificar as vantagens e desvantagens do uso de
cada um dos sistemas, as emissões de poluentes associadas a cada processo
e os impactos ambientais associados ao uso dessas duas formas de
refrigeração do interior do ônibus, adotou-se carga térmica de 19,57 kW e
motor com potencia de eixo de 153 kW.
Conclui-se identificando o sistema de absorção com grande potencial em
termos de eficiência energética, exergética, econômica e ambiental, porém com
eventuais necessidades de melhoria no sistema como no gerador que
apresentou a maior irreversibilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 413.577.526-87 - JOSE LUZ SILVEIRA - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1977178 - REYNALDO PALACIOS BERECHE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VICTOR ARRUDA FERRAZ DE CAMPOS - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RAUL PEREIRA MICENA - UNESP
Notícia cadastrada em: 08/05/2025 19:56
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