Avaliação e ensino de linguagem oral de jovens com autismo e/ou deficiência intelectual no contexto familiar e escolar
Tendo em vista que a Educação no Brasil possui, historicamente, grandes desafios – sendo um deles o desenvolvimento da linguagem –, ao abordar a Educação Especial Inclusiva (EEI) para jovens com autismo e/ou deficiência intelectual (DI), essas questões tornam-se ainda mais urgentes, uma vez que a comunicação é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento da autonomia. Nesse contexto, a implementação de novas tecnologias, como a EVALOE-SSD (do espanhol “Escala de Valoración de la Lengua Oral en contexto Escolar - Sistema de Soporte a la toma de Decisiones”), surge como alternativa para minimizar essas problemáticas. Dessa forma, este trabalho foi dividido em dois estudos. O Estudo 1 analisou a literatura acadêmica disponível sobre intervenções naturalistas baseadas na rotina da família de jovens com autismo e/ou DI, revelando uma carência significativa de práticas voltadas para a juventude. De um total de 2.596 estudos recuperados, apenas 27 atenderam aos critérios de inclusão, e, destes, apenas dois abordaram especificamente a juventude. Já o Estudo 2 foi realizado em ambiente escolar utilizando a EVALOE-SSD, com professoras que atuam no ensino médio, e evidenciou que, apesar de condições desafiadoras, houve mudanças positivas nas estratégias pedagógicas das docentes, refletindo no desenvolvimento das competências orais dos estudantes. Assim, os resultados dos Estudos 1 e 2 ressaltam a importância de práticas e estudos centrados na juventude com deficiência intelectual e autismo, integrando os contextos familiar e escolar. Este trabalho contribui para reflexões sobre o desenvolvimento de estratégias que envolvam tanto as famílias, quanto às escolas na promoção da linguagem oral e da inclusão, favorecendo a autonomia e o protagonismo desses jovens.