PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLY APARECIDA DE BIANCHI

STUDENT : MICHELLY APARECIDA DE BIANCHI
DATE: 24/05/2024
TIME: 14:30
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:

VARIÁVEIS CRÍTICAS NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA UNIVERSIDADE

PAGES: 70
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
SPECIALTY: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
SUMMARY:

A superdotação é uma característica presente em indivíduos que possuem altas habilidades específicas, criatividade, alto nível de solução de problemas e fácil aprendizado. Os estudantes com essas peculiaridades necessitam de desafios e estímulos para garantir o melhor desempenho do aprendizado desde os níveis fundamentais até o nível superior. Existe uma lacuna nas publicações e nas estratégias de ensino para os alunos com Altas Habilidades/superdotação (AH/SD) no ensino superior, que remete à uma necessidade de se otimizar medidas favoráveis para esses alunos. A dissertação é composta por dois Estudos. O Estudo 1 tem como objetivo conhecer as principais características e talentos desses indivíduos e barreiras identificadas na educação superior. O Estudo 2 tem como objetivo realizar uma revisão da literatura a fim de conhecer as principais características e talentos desses indivíduos e barreiras identificadas na educação superior. Como objetivo principal desse estudo pretende-se identificar e sugerir propostas para acompanhamento e desenvolvimento de programas para alunos universitários com AH/SD, que auxiliem seu bom desempenho escolar, científico e produtivo. A pergunta de pesquisa que tange esse estudo é: Quais são os serviços de apoio, no contexto universitário, para suplementação curricular e quais são as barreiras enfrentadas por universitários com AH/SD na permanência estudantil, ao longo da sua trajetória educacional, e como identificar os alunos com AH/SD nas universidades brasileiras e apoiar seu pleno desenvolvimento? A metodologia usada para compor a análise será do tipo qualitativa, de caráter descritivo, por meio de aplicação de entrevistas e questionários, a fim de obter informações a respeito das ações que impactam o aprendizado dos alunos em trajetória universitária, para propor sugestões de melhorias para alcançar o melhor nível de ensino e capacitação desses estudantes. A amostra utilizada foi definida como estudantes de graduação da Universidade Federal do ABC, e o tamanho da amostra após a identificação será em torno de 5 a 10 participantes entrevistados.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 109.156.748-40 - MARA SILVIA PASIAN - QUÉBEC
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269065 - ROMULO GONCALVES LINS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1044101 - LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671811 - ROVILSON MAFALDA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1247586 - ANGELA TERUMI FUSHITA
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 17:50