PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO SOUZA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATO SOUZA DE ALMEIDA
DATA : 27/08/2024
LOCAL: ONLINE

Guaianases em movimento:

Reconfigurações das lutas sociais na periferia de São Paulo

A pesquisa tem por finalidade analisar as reconfigurações das lutas dos movimentos sociais na periferia de São Paulo nos anos 2020, tendo por objeto (e sujeito) a atuação do movimento em defesa dos direitos da criança e do adolescente no bairro de Guaianases, na zona leste da cidade. Por meio de uma pesquisa-ação com grupo de militantes do referido movimento, procurou-se dar voz ao "espanto" provocado pelo resultado das eleições ao conselho tutelar do distrito do Lajeado em que, de forma inédita, todo o colegiado eleito foi composto por membros de uma instituição religiosa geralmente apontada como "conservadora" e, até então, distante dos processos políticos locais. Percorrendo a trajetória histórica do movimento, problematizou-se essa derrota, interrogando a presença de diferentes agentes que apontam para uma reconfiguração das forças políticas no território.

Presidente - Interno ao Programa - 1768114 - MARIA LIVIA DE TOMMASI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA CLAUDIA CHAVES TEIXEIRA - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCOS OTAVIO BEZERRA - UFF