IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS : MT, PA e AM
O estudo busca compreender a implementação das políticas afirmativas de assistência ao acesso e à permanência em universidades federais brasileiras, no período entre 2010 e 2019. Nesse processo, um agente de destaque é a Burocracia de Médio Escalão-BME, conjunto de servidoras/es que responde pela gestão de recursos necessários à promoção de equidade nas disputas por acesso e assistência à permanência estudantil no sistema de ensino superior brasileiro. Foram analisadas três Universidades Federais. selecionadas. O trabalho organiza-se a partir de dados secundários e levantamentos bibliográficos, extraídos bases de dados e sistemas oficiais e civis de informação. Desenvolvendo-se na ideia do processo de produção da política pública, com atenção à fase de implementação de programas, projetos e ações afirmativas nas universidades citadas. Tomando como ponto de partida as contribuições teóricas dos estudos organizados por Ana Cláudia Capella (2018), explorando o processo de formulação de políticas públicas; Cavalcante e Lotta (2015), e a descrição da burocracia pública; e as reflexões de Luciana Tatagiba et al. (2018), sobre a influência de agentes sociais interferentes nas propostas de políticas públicas. Ao final, esperamos, além de destacar as regiões Centro-Oeste e Norte do país, contribuir com agenda de pesquisas sobre a política de gestão de pessoas nas universidades; além de somar ao debate revisional das normas garantidoras de condições equânimes nas disputas, não apenas por acesso à vaga, mas também às necessárias para uma permanência assistida em suas diversas possibilidades de acolhimento.