POR UMA ECONOMIA POLÍTICA DA SUBJETIVIDADE INFLUENCER: influenciadores mirins digitais e o desejo de performance
Esta dissertação analisa a produção da subjetividade influencer a partir de uma perspectiva da economia política. O objeto de estudo é o influenciador-mirim e seus seguidores; suas práticas e presença nas redes sociais digitais. Nossa hipótese é que o influenciador-mirim vem se tornando, junto com a emergência das redes sociais, o mascote encarregado de performar um conjunto de práticas sociais que têm como efeito (e, ao mesmo tempo, estímulo) a internalização de uma razão econômica prescrita pela necessidade de aceleração da circulação do capital. Para tanto, localizaremos a função do influenciador-mirim digital e seus seguidores no ciclo de acumulação do capital e contextualizaremos o trabalho digital a partir de um recorte da teoria trabalho reprodutivo. Retomaremos a história da publicidade, a herança da propaganda de guerra e a intensificação do caráter psicológico nas estratégias de pesquisa do marketing digital. Por fim, analisaremos a relação de co-dependência entre influenciar e seguir e sua capacidade de produzir um desejo de performance funcional a generalização de uma racionalidade neoliberal.