A COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS IDEOLÓGICOS NOS VIDEOGAMES
Os videogames, que operam por meio da participação do jogador em fluxos de interação e narrativa, têm se tornado uma modalidade de entretenimento cada vez mais adotada. Seu público tem se diversificado nas últimas décadas, sendo este um dos fatores que influenciaram no aprimoramento tecnológico e na sofisticação de seus recursos estéticos, sendo tido por muitos como uma ferramenta de criatividade com um valor agregado que se assemelha a outras modalidades da expressividade humana, assim como também vem despertando, cada vez mais, a atenção de segmentos diversos de acadêmicos dos mais variados campos do saber, dando origem ao se convencionou chamar de game studies. Sendo o objeto desta pesquisa a relação das pessoas com os elementos ideológicos presentes nos videogames, este trabalho pretende se debruçar sobre a contemporaneidade dos jogos a partir da constituição e do amadurecimento da cultura desta comunidade, que vem sendo observada com afinco por pesquisadores já há algumas décadas. Com o objetivo de compreender as orientações ideológicas presentes nos videogames a partir da percepção de seu público, este estudo apresenta um questionário elaborado com a finalidade de demonstrar com segurança metodológica como ocorrem essas orientações, confrontando as respostas da metodologia adotada com o aporte teórico apresentado durante o desenvolvimento da pesquisa, considerando dados de natureza sociocultural e variáveis acerca de jogos e hábitos de consumos relacionados. A pertinência deste estudo encontra forte abrigo na presença massiva dos videogames e de seus elementos na cultura contemporânea, sendo desejável que o tema seja repensado para além de aspectos mais imediatos, como por exemplo, a gamificação na educação ou o apelo comercial do termo gamer, elevando este objeto de estudo para instâncias mais amplas da compreensão acerca das relações sociais que o cercam.