MIGRANTES FORÇADOS QUALIFICADOS:
Causas e consequências para a baixa efetividade da revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil
Esta dissertação tem por objetivo compreender as causas da migração forçada, para o Brasil, de pessoas com alto nível educacional, bem como os motivos e consequências da baixa efetividade do processo de revalidação de diplomas estrangeiros. Observamos que pessoas com maior nível educacional possuem maior capital social, cultural e financeiro, o que auxilia no processo migratório, especialmente quando há alto grau de coerção para mover-se. No contexto de restrição de entrada nos países do Norte, além de situações de violação de direitos humanos, desastres ambientais e pobreza extrema em países próximos, o Brasil tornou-se uma opção de destino para esse grupo. Em relação ao processo de revalidação, verificamos que a falta de uniformidade e de publicidade nos procedimentos, assim como a exigência de documentos em oposição à realização de exames, acarretam a sua baixa efetividade. Como consequência, migrantes forçados qualificados encontram-se subaproveitados profissionalmente, com prejuízos econômicos, psíquicos e para a integração local. Utilizamos como metodologia a análise bibliográfica e a análise documental, além de entrevistas semiestruturadas com migrantes forçados.