"TOTALMENTE ENGAJADOS": ESTUDANTES TRABALHADORES NA UFABC
A presente pesquisa busca investigar as condições de inserção profissional da juventude, em um contexto em que a crise econômica e política torna as trajetórias mais inseguras, apesar da recente ampliação do acesso à educação. Para isso, propomos uma análise crítica de um documento de 2018 do Banco Mundial com recomendações de políticas públicas voltadas para aumentar o “engajamento econômico” da juventude no Brasil. Com base nesse conceito, os autores propõem que a aquisição de “capital humano” deve acontecer simultaneamente na educação formal e em experiências profissionais. Para essa análise, retomamos a inserção da teoria do capital humano na agenda política do Banco Mundial e algumas de suas implicações. A seguir, buscaremos explorar como o conceito de “engajamento total”, propalado pelo Banco Mundial, impacta nas experiências dos estudantes de uma universidade pública, que vivem a conciliação entre estudos e trabalho. Tentaremos investigar o peso do mérito e da concorrência sobre a subjetividade dos jovens estudantes e quais são os custos, inclusive em termos de sofrimento pessoal.