MARX COMPLEXO: Fundamentos da Ciência da Complexidade e a Atualidade de um Pensamento
O objetivo do presente estudo é defender a tese de que o pensamento de Karl Marx é portador dos elementos gerais que fundamentam a investigação científica contemporânea da chamada Ciência da Complexidade. A Ciência da Complexidade surgiu no século passado como um movimento que busca reorientar os princípios ontológicos, epistemológicos e metodológicos que balizam a investigação científica contemporânea, contrapondo-se aos princípios e preceitos que se estabeleceram com o nascimento da ciência moderna, cujos grandes nomes são Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton. Com o nascimento da ciência moderna fundamentou-se uma análise da natureza e da sociedade baseadas no atomismo, reducionismo, mecanicismo e determinismo. Em contraposição, a Ciência da Complexidade fundamenta a análise científica a partir do sistemismo (teoria dos sistemas), emergentismo (teoria da emergência) e uma causalidade não-linear e não-determinista. Partindo dessas duas grandes perspectivas de ciência do período moderno que o pensamento de Marx tem sido aproximado. Por um lado, a visão hegemônica propagada pelos críticos do autor se baseia no argumento de que sua elaboração teórica se ampara em concepções científicas ultrapassadas, sobretudo, no reducionismo e determinismo. Por outro lado, alguns autores vinculados ao marxismo argumentam que o pensador alemão antecipa muitos insights da Ciência da Complexidade. No entanto, não há uma sistematização sobre a relação entre os fundamentos científicos baseados na teoria dos sistemas, teoria da emergência e uma causalidade não-linear e não-determinista e os que regem o pensamento de Marx. Dessa forma, além de apontar os limites das críticas ao pensamento de Marx, pretende-se argumentar que é possível encontrar os elementos gerais que fundamentam a reorientação científica da Ciência da Complexidade. Pretende-se demonstrar (1) a incompatibilidade do pensamento de Marx com o reducionismo e o determinismo; que (2) a concepção de sociedade em Marx como complexo de complexos, em que cada complexo social possui relativa autonomia de desenvolvimento, é similar ao que fundamenta as teorias dos sistemas contemporâneas mais desenvolvidas; (3) a distinção ontológica entre os domínios físico, biológico e social e a concepção relacional de sociedade em Marx fundamenta posições encontradas em visões da teoria da emergência; (4) a visão de causalidade e leis científicas em Marx é similar a noção não-linear e não-determinista da Ciência da Complexidade.