Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira.
Este estudo trata das dinâmicas que viabilizam a rede programática de gestão algorítmica na comercialização de mídia para fins publicitários. Tal rede é componente importante do capitalismo de plataformas, que monitora constantemente as interações das relações de atores sociais e agentes atuantes. Não é mera coincidência quando um visitante de certo portal de notícias se depara com o anúncio do produto que ele acabou de procurar no Google. Essa é uma das estratégias da publicitária programática, que incentiva a compra por impulso, buscando a modulação das intenções e do comportamento dos atores sociais, o que reforça os mecanismos da plataformização. A publicidade programática consiste em um novo modelo de comercialização de espaço publicitário e de dados da audiência das plataformas de mídias digitais. As principais estruturas e dinâmicas desse mercado organizado em redes globais e informacionais foram analisadas, a fim de evidenciar o colonialismo de dados de sistemas algoritmos que influenciam o mercado programático de investimentos nacionais e que impactam no controle das subjetividades do indivíduo-alvo nas relações de orientação do consumo e nas interações com campanhas publicitárias programáticas em mídias digitais.